Em toda venda é necessário observar quatro
aspectos: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O AIDA é um roteiro utilizado
durante a venda. Esses aspectos são decisivos para a concretização da venda.
Acompanhe o detalhamento desses aspectos:
Atenção
Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa.
Durante a venda é de suma importância que O Profissional de Vendas
consiga captar a atenção do cliente.
É um momento delicado e decisivo. É a hora da abordagem, o momento
da apresentação e da conquista da empatia. O profissionalismo fará a diferença,
portanto obtenha a atenção do cliente.
Interesse
Curiosidade por alguém ou algo.
Com a atenção do cliente, podemos criar o seu interesse focando as
suas necessidades. O cliente deve ter o interesse de ouvir o que você tem para
falar.
Desejo
Vontade de possuir ou de gozar.
Com a captação da atenção e criado o interesse, vamos então
despertar o desejo do cliente em ter o nosso produto apresentando as vantagens e
os benefícios que ele terá ao adquirir nossos produtos.
Ação
Ato ou efeito de agir.
Não tenha medo. Este é o momento de ser um Profissional de Vendas.
Aja, faça o pedido de seu cliente. Você conhece a empresa, o produto, o cliente
e as técnicas de fechamento. Você participa de treinamento de venda e está
preparado para vender. E o seu cliente treina para não comprar? Não, mas você
treina para vender.
Agora que já conhecemos um dos roteiros imprescindíveis para o
Profissional de Vendas, vamos conhecer o SOCO DE CAFE. Este outro roteiro é
usado especificamente na hora da ação, do fechamento. Utilize-o e suas vendas
aumentarão consideravelmente.
Sorria
Quando seu cliente lançar uma objeção e criar polêmica, sorria. O
ambiente se descontrairá. Neste momento...
Concorde
Concorde com ele, afinal é a pessoa mais importante do seu negócio.
Nada se ganha com uma discussão. Concorde com ele. Em seguida...
Desvie
Na primeira oportunidade desvie o assunto. Isso fará com que ele
relaxe e baixe a guarda, e quando ele menos esperar...
Canalize
Direcione para a venda novamente. Então...
Feche
Ele quer o seu produto, ele quer ser convencido, apenas não o sabe.
Feche a venda utilizando as técnicas de fechamento.
Use e abuse desses roteiros, pois além de facilitarem a sua vida
aumentarão as suas vendas.
Fonte:
Claudinei Ferreira
Costa