Alguns detalhes podem comprometer todo um
processo de negociação. Um deles é bastante curioso. Todo bom profissional
planeja e se prepara para as suas negociações, procurando antever os diversos
rumos que estas podem tomar e as ações que podem ser adotadas durante
uma rodada de negociação. Contudo, poucos se preocupam com o que fazer após
o término de uma negociação. E é aqui que mora o perigo!
Umas das medidas de qualidade de uma
negociação é o grau de satisfação com o qual as partes saem da mesma.
Por exemplo, vamos dizer que distribuamos um grupo de várias pessoas em duplas.
Em cada dupla, um será o comprador e o outro o vendedor, com a tarefa de
negociar um carro usado. Para quem vende informamos que o preço de venda
desejado é entre 15 e 18 mil reais. Quem compra deverá fazê-lo por um preço
entre 14 e 17 mil.
Ao final destas negociações, perceberemos
que quem chegou a um acordo, geralmente o fez dentro da faixa de 15 a 17 mil
reais. Mas os valores dos acordos estarão distribuídos dentro desta faixa, todos
lícitos, mas não necessariamente iguais. Se perguntarmos para cada dupla,
independentemente, se as partes estão satisfeitas, tal satisfação será um dos
indicativos do sucesso desta negociação.
Agora, o que acontecerá com a satisfação
de quem vendeu por 15 mil quando souber que outro vendeu por 16 mil? E quem
comprou por 17 mil quando souber que outro comprou por 15 mil? Quando pensamos
sobre esse exemplo, percebemos que informação adicional após um negócio
ser realizado pode comprometer o mesmo.
Ou seja, a melhor coisa que você pode
fazer após o término de uma negociação é ficar calado. Cumprimente a
outra parte, elogiando-a pelo excelente negócio feito e pelo extraordinário
negociador que ela é e; encerre a conversa. Qualquer ação ou palavra
mal interpretadas neste momento poderão afetar o nível de satisfação da outra
parte.
Apenas para ilustrar, uma vez, após o
encerramento de uma venda, o cliente perguntou para o vendedor, que já estava de
saída e entrando no elevador, como tinha sido a negociação. E o vendedor
respondeu: “Bem, eu estava esperando uma negociação mais difícil...”.
No dia seguinte o cliente ligou para a empresa cancelando o acordo e reabrindo
as negociações. Pense nisso em sua próxima reunião.
Boas vendas!
Fonte: Equipe
SaleSolution