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Perfeccionismo no Varejo, Atraso no Atacado |
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Analisemos a seguinte frase: "A empresa deverá implantar o novo processo de
qualidade, que foi importado da matriz, até o fim de fevereiro próximo". Ok? Não
seria melhor dizer "a XYZ", em vez de "a empresa"? E em vez de "deverá" não
seria mais conveniente colocar "deve" ou talvez "vai". Mais: não seria melhor
colocar "sistema" no lugar de "processo"? A palavra "importado", por outro lado,
poderia ser substituída por "trazido", não? Em síntese, tudo poderia ser
"melhorado" várias vezes - sem que nenhuma vantagem prática surgisse em
decorrência disso. É o perfeccionismo.
Perfeccionista é a pessoa que acha
que há apenas um melhor modo de fazer alguma coisa (idéia falsa, para a maioria
das circunstâncias da vida) e fica desesperado buscando essa forma perfeita. O
problema é que essa pessoa angustia-se, incomoda os outros, torna os processos
morosos e menos eficientes, cria conflitos etc.
É adequado:
• Ter espírito de qualidade,
buscar a qualidade;
• Querer fazer as coisas com a melhor
competência e com os melhores recursos, para atingir o máximo resultado;
• Combater a pressa, a precipitação,
o erro.
Mas tudo isso tem de ser feito com
medida, isto é:
• Evitando a busca da perfeição
em tarefas irrelevantes;
• Sabendo identificar detalhes
irrelevantes das tarefas maiores, para não perder tempo desnecessário com eles;
• Aceitando uma adequada dose de
tolerância nas tarefas em que isso é adequado;
• Evitando a compulsão de buscar a
perfeição em tudo, o que freqüentemente resulta em perfeição no varejo e
problemas sérios no atacado.
Fonte: José Antônio Rosa é
professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de
Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos
Humanos.
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