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   Exibida na Medida

        Saber se vender no mercado requer uma boa dose de cuidado, pois a linha que separa o marketing pessoal da superexposição é muito tênue. Porém, uma coisa é certa: usado na medida, é determinante para o sucesso. MBA, fluência em dois idiomas, experiência em grandes companhias e formação de primeira linha de nada adiantam se você não tem oportunidades de se mostrar, se as pessoas não falam sobre você. Acredite, é possível estar em evidência sem parecer exibida e dar o seu recado sem ficar com fama de arrogante.

        Para não errar a mão e encontrar o equilíbrio entre os dois extremos, saiba quais são os principais deslizes cometidos pelas pessoas e preste atenção para ficar bem longe deles.

        Confundir Marketing com Propaganda
       
O primeiro passo para definir sua estratégia de marketing é ter um objetivo. O que você pretende: mudar de emprego? Vender um novo projeto? Investir em uma área diferente? Ampliar sua rede de contatos? Estabelecida a meta, pense em qual mercado você vai mirar sua estratégia. A propaganda será apenas a ferramenta de comunicação que fará sua mensagem chegar ao destino.

        Guardar suas Gentilezas só a quem Interessa
       
Embora a boa educação já mande que se dê bom dia e boa-tarde a todos, sem distinção de posto hierárquico, gentileza é sempre vista com bons olhos. E é bom lembrar que a moça do café sabe de todo mundo que participa das reuniões com o presidente e que ninguém sabe mais do vaivém dos corredores do que as recepcionistas. "É legal que as pessoas achem você gentil, educada, simpática. Isso só vai contar pontos a favor, sempre", afirma Mario Persona, autor do livro Marketing de Gente (Editora Futura).

Nunca minta, não existe crime perfeito. Basta uma pesquisa no Google para saber onde você estudou, o que fazia em 1998...

        Acreditar que Boa Vontade Basta
       
Investimento, seja intelectual, financeiro ou de tempo, é sempre necessário. "Assim como em um banco, em que quanto maior o capital a investir, maior é o poder de barganha, nas relações, a matemática é a mesma: quanto maior seu potencial, mais preparada você vai estar para a exposição no mercado", diz Persona. Portanto, arregace as mangas e dedique-se ao desafio.

        Pensar nos fins, em vez de Concentrar-se nos Meios
       
É um erro fatal ir ao mercado só pensando em ganhar. É preciso primeiro pensar em dar, em como poderá ajudar as pessoas, em formas de ser útil, de mostrar seu interesse. O que vem depois é conseqüência da boa conduta. "Veja o caso do Mar Morto: só recebe as águas do Rio Jordão que param ali, ele não tem saída. Na vida, quem só tem entrada e não dá nada morre na praia", afirma Persona.

        ''Tenho Muito o que Aprender Aqui''
       
Seja na disputa por uma vaga ou diante de uma reestruturação na companhia, a frase acima é terminantemente proibida. Embora seja de bom tom adotar uma postura de aprendiz, é bom lembrar que empresa não é escola e eles estão pagando pelos seus serviços, pelos seus conhecimentos. Deixe a arrogância de lado, mas não se coloque em posição de inferioridade.

        Pouco Autoconhecimento
       
Pense que você é uma marca e seu objetivo é expor essa marca no mercado. Faz parte do seu desafio descobrir os pontos fortes, que serão ressaltados, expostos com mais empenho, e os fracos, que ficarão em segundo plano. À medida que a pessoa tem conhecimento de suas limitações, passa a ter o poder de resolvê-las. "Peça ajuda a um conhecido, procure saber como ele a vê. Provavelmente não vai bater com a visão que você tem de si mesma", afirma Eduardo Najjar, autor do livro Carreira e Marketing Pessoal: da Teoria à Prática (Negócio Editora).

        Usar o Plural Majestático
       
Deixe de lado o "nós fizemos, nós conseguimos, nós atingimos tais resultados". Prefira o "a empresa fez, a empresa superou ". "Claro, você deve se sentir parte da companhia onde trabalha, mas ao incluir-se em todas as realizações positivas é sinal de arrogância", diz Najjar. É como se você dissesse que todas as coisas positivas tiveram sua participação. Seja honesta com você e pense se falaria "nós não cumprimos o prazo, nós influenciamos nossa queda nas ações, nós não fomos justos na demissão do fulano". Provavelmente não.

        Ter Posturas Muito Rígidas
       
Não há problemas em detestar a cantora da moda, abominar a Igreja Católica ou acreditar na inocência do Michael Jackson, mas guarde os discursos inflamados para o seu marido, sua mãe ou, no máximo, para os amigos mais íntimos. Eles, provavelmente, não vão achá-la intransigente nem inflexível. Com as demais pessoas de seu convívio, limite-se a discordar e, se sentir que há espaço, fale seu ponto de vista.

        Acreditar que uma Mentirinha não Faz Mal a Ninguém
       
Honestidade é mais do que algo necessário, tem que ser uma regra. Em tempos de tráfego intenso de informações, não existe crime perfeito. Ou seja, basta uma pesquisa no Google para saber onde você estudou, o que você estava fazendo em 1998 e até sua participação em uma disputa de xadrez. O que não está lá pode estar ao alcance de um telefonema.

        Abrir mão de sua Personalidade para se Adequar ao Padrão do Mundo Corporativo
       
Vestir um terninho, sacar o computador de mão da moda e lançar expressões típicas do mercado não compromete ninguém, mas é bom lembrar que autenticidade também conta pontos. "Cada ambiente pede um tipo de postura mas é preciso definir um estilo próprio e ser fiel a ele", diz o economista João Baptista Sundfeld, sócio-fundador da Sundfeld & Associados, consultoria em gestão empresarial.

        Não Equilibrar Extremos. Tudo o que é demais Desanda
       
Mesmo quando se trata de atitudes positivas, faz parte de uma estratégia eficiente conseguir ser gentil sem afetação, expressar opiniões sem ser intransigente.

        Achar que Network é Apenas Manter seus Contatos Ativos
       
Mais do que isso, é preciso definir regras para todos os grupos de relacionamentos que existirem em sua vida. Há colegas que você pode contar seus problemas de trabalho. Já outros, possíveis empregadores, diante de uma queixa, podem achar que você reclama demais e que faz parte da sua índole falar mal de chefe. É preciso ter sensibilidade para estabelecer critérios e definir onde há espaço para mais intimidade, onde é preciso discrição e onde você deve apenas cumprir o protocolo.

        Diante de Dificuldades, Escapar pela Tangente
       
Muitas vezes, por medo de comprometer-se, as pessoas procuram ficar em cima do muro. De fato, dessa forma, deixam de ficar em uma saia-justa, mas também correm o risco de não passar credibilidade. "É preciso assumir uma posição, ser assertiva em suas atitudes. E dessa forma, as pessoas irão respeitá-la mais", diz Sundfeld.

        Achar que Basta Corresponder às Expectativas
       
Quando vão a um encontro, seja qual for, as pessoas sempre criam algum tipo de expectativa. Mas não basta corresponder a elas. O ideal é sempre superá- las. Para isso, o primeiro passo é ter sensibilidade, saber ouvir e estar atenta, para entender o que é esperado de você. Só assim você será capaz de poder fazer melhor.


        Fonte: Revista Vida Executiva Texto: Juliana Nogueira - Realização: Ilka Berendt






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