A área de Atendimento ao Cliente de uma empresa, que muitos conhecem por SAC
(Serviço de Atendimento ao Cliente) é um canal de comunicação entre ela e as
pessoas consumidoras ou não. Procurar esclarecimentos de suas dúvidas, fazer
reclamações ou sugestões, expressar suas expectativas que quando não atendidas
geram uma frustração que pode desencadear numa corrente de potenciais clientes
que jamais adquirirão os produtos / serviços desta empresa, e até fazer elogios,
são algumas das razões pelas quais os clientes procuram o telefone, carta, fax,
computador e mesmo uma visita pessoal!
Implantar um projeto de
Atendimento / Relacionamento com Clientes requer por parte da empresa:
•
Comprometimento da alta direção.
• Cultura voltada para valorização, respeito
e aceitação da voz do cliente.
• Definição dos processos internos – relação
cliente x fornecedor interno.
• Definição das estratégias e valores do
relacionamento: organização x cliente.
• Comunicação das novas
políticas.
• Habilitação do quadro funcional, de todos os envolvidos no
processo de mudança de foco da imagem do cliente, dos negócios da empresa.
•
Acompanhamento, pesquisas para retroalimentação e melhoria do processo.
• O
tempo médio para implantar um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) gira em
torno de 6 meses e para implantar uma cultura voltada para o Relacionamento com
o Cliente pode chegar a 5 anos.
Processo: Atender
– Fidelizar:
Atender clientes é uma informação que as empresas
entendem que é necessária, porém a forma como esta atividade é desenvolvida
ainda deixa muito a desejar.
Entender de clientes, compartilhar de seus
sonhos, desejos e anseios torna-se a tônica diferencial das organizações que
pretendem continuar no mercado, pois isto é muito mais do que atender é buscar o
relacionamento com os clientes.
Satisfazer os clientes não garante o seu
retorno ou continuidade de procura pelo produto/ serviço.
À medida que
investimos em: conhecer os usos, costumes e sonhos (“foco do foco”) dos
clientes, fortalecer a imagem institucional, estabelecer uma relação de
credibilidade e confiança, ter uma equipe adequadamente preparada e motivada
(gostar de gente) é o caminho para as empresas efetivarem o RELACIONAMENTO COM
SEUS CLIENTES e através desse processo conseguir fidelização e por uma
conseqüência natural garantir sua sobrevivência, crescimento e competitividade
no mercado globalizado.
Para isto algumas dicas são
importantes:
• Rapidez no atendimento (seja qual for o meio).
• Usar
da escuta ativa (focar fatos, ter empatia com o cliente, evitar
julgamento).
• Estar voltado para a solução do exposto.
• Oferecer
alternativas.
• Agradecimento.
Ingredientes para o profissional de
atendimento: postura, atenção, cortesia, sorriso, entusiasmo, gostar do que
faz.
Ingredientes para a empresa: Conscientização da importância do
cliente em seus valores e credos, assumir postura de empresa de qualidade (fazer
cumprir o prometido, atenção aos prazos, busca pela melhoria constante, etc.),
estar voltada para os clientes internos (seus funcionários) e externos
(consumidores diretos e indiretos).
Outro fator importante é a
forma/postura de como nos comunicamos com as pessoas (o QUE dizemos ou fazemos
com o COMO dizemos ou fazemos):
• Atitude positiva
• Trocar
“problemas” por “desafios e oportunidades”
• Foco na SOLUÇÃO (pois para criar
“problemas” os próprios clientes tem habilidade para gerar sozinhos)
•
Conhecimento do nosso negócio
• Comprometimento com os resultados
•
Disponibilidade para aprender a aprender
• Prontidão e proatividade
O
grande diferencial de empresas que buscam a excelência no relacionamento com
clientes é o de agregar valor para todos os envolvidos no processo:
•
Acionistas (e a própria empresa): retorno do investimento, crescimento e/ou
manutenção dos negócios.
• Clientes externos (consumidores): fidelização,
divulgação positiva e continuidade da utilização dos produtos / serviços.
•
Clientes internos (funcionários): satisfação no trabalho que faz e orgulho de
pertencer à empresa, motivação.
Atendemos clientes. Nos relacionamos com
pessoas!!! Este é o grande desafio para as empresas do terceiro
milênio.
Por Erika Knoblauch é Sócia-proprietária da Convergência
RH e QT; consultora em desenvolvimento e treinamento de pessoas. Facilitadora
certificada da DDI (EUA) e parceira da Persona Consultoria. Membro do conselho
editorial da revista Gestão Plus e da AAPSA junto à Folha de São Paulo. Contato:
erika@convergenciarh.com.br