Chega de discurso! Às vezes parece mais com o mundo do faz-de-conta esta
história de encantar clientes.
Conheço empresas que se dizem TOP de encantamento e que não fazem absolutamente
nada que presta pelos seus clientes.
É sério! Tente listar aí o que você tem feito para encantar o seu cliente.
Mas, por favor, não me venha com coisas inexpressivas. Basta! Ninguém suporta
mais a história da central de atendimentos ou do departamento de queixas e
sugestões. Sim, falo exatamente daquele que mais serve para irritar o cliente.
É, exatamente aquele que se especializou em deixar o cliente aguardando por
horas a fio, com a cara de babaca.
Agora é para valer: vai VENDER MAIS quem souber despertar desejos no cliente
com um toque de mágica, quem souber tirar o cliente da toca. Quem souber tudo
sobre o que ele deseja e o que não deseja.
Acima de tudo, VAI VENDER MAIS quem souber transformar idéias em coisas
concretas. VAI VENDER MAIS quem passar a trabalhar com o foco no cliente.
As diretrizes organizacionais devem ser definidas de acordo com o cenário que é
descortinado pelo mercado. Não há mais imposição de coisa alguma, sob pena de
vir a quebrar a cara e cometer a insensatez de reclamar de todos, até de Deus.
É o futuro sendo puxado para o momento presente. É a imaginação valendo mais do
que a tecnologia.
É o algo mais valendo mais que o produto.
Creio que fica claro que, antes de se querer estender o tapete vermelho para o
cliente, deva-se procurar saber se o seu cliente gosta de tapete vermelho.
Produto, qualidade, atendimento, localização, jogo aberto e muito mais são
importantes, desde que estejam em sintonia com o jeito e o desejo do cliente.
Tenho visto excessiva preocupação com as ações da concorrência. Seria esta uma
estratégia inteligente? Quem foi que te disse que a concorrência está certa?
Sem dúvidas, a maior preocupação deve ser com o cliente, com o que de fato ele
quer ou não quer.
Puxa! Incentive o cliente a falar de você, mesmo que seja mal. Queira aprender
com ele.
Mas não se impressione com as respostas. Avalie quem de fato estará dando a
opinião. Aprenda a tirar as lições e siga o seu rumo, valorizando cada vez mais
os clientes que você quer manter.
Mude tudo. Reconstrua uma empresa que tenha o foco voltado para o cliente
precioso, pois só assim você conseguirá erguer um trono voltado para as
necessidades dele.
Só assim você poderá individualizar as suas ações e tratá-lo como usuário fiel,
que quer e pode pagar pelo seu produto.
Passe a agir como um caçador, que sabe farejar o perfume do cliente. Aprenda a
fazer tudo como se fosse pela última vez.
Fonte: José Carlos Silva