Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Terapia do Riso

        Alguém conta uma piada efetivamente boa. O chefe não ri, razão pela qual todos ficam meio sem graça no ambiente. E o chefe perdeu a oportunidade de sintonizar-se com os subordinados por um dos canais mais poderosos, o do humor. Quando estranhos assentados em uma sala de espera dão uma risada juntos abrem-se as portas para a amizade e o entendimento, assim como no teatro os "vizinhos" tendem a baixar as guardas para rirem juntos, numa excelente comunicação sem palavras.

        Um líder de verdade tem de ter senso de humor, como observa a educadora americana Sara E. Meléndez: "...um senso de humor e a capacidade de olhar para trás e rir de si mesmos são essenciais para os líderes. Recentemente, algumas corporações contrataram consultores para ajudar os funcionários a brincar e a usar o humor. É triste dizer que precisamos de auxílio para poder fazer isto."

        O chefe que não riu da piada boa pode estar com um problema. O seu problema pode advir de três fontes principais:

        · Modo de pensar - Uma má compreensão do papel da liderança e a crença, ingênua, de que um chefe tem de manter uma "postura séria". Ora, um chefe tem de chefiar, isto sim, mas isso não se opõe ao bom humor. Este jamais tirou a autoridade de quem quer que seja.
        · Modo de sentir - Problemas emocionais, como insegurança, frustração, raiva eventualmente tornam a pessoa carrancuda. Eles não ajudam a solucionar nenhuma dificuldade, evidentemente - só os agravam. Ademais, o grupo não tem culpa pelo fato de o chefe ser mal resolvido!
        · Modo de comportar-se - Estresse do trabalho, exagerada concentração, rotinas, comportamentos padronizados e mecanizados eventualmente transformam o sujeito em robô e fazem cair a produtividade. Parar, relaxar, ouvir uma música, buscar uma distração podem ser excelentes remédios.

        Com humor:
        a) a comunicação melhora;
        b) a aceitação mútua cresce;
        c) o ambiente fica mais interessante;
        d) a frustração tem um encaminhamento mais adequado;
        e) as pessoas ficam mais felizes mesmo sem aumento salarial;
        f) a produtividade tende a aumentar;
        g) a vida fica mais fácil.

        Portanto, ria da próxima vez que contarem uma piada. Ou, busque ajuda.

        Fonte: José Antônio Rosa






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior