Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Faça dos Jogos Olímpicos um Aprendizado para Seu Dia-a-Dia

        A sexta-feira, 13 de agosto de 2004, marcou o início das Olimpíadas de 2004. Em Atenas, mais de 10 mil atletas de 202 países começaram a disputaram o pódio em diversas modalidades. Você quer uma oportunidade melhor do que esta para se divertir, torcer e tirar proveito para seu crescimento pessoal e profissional? Acredite, mesmo que você esteja vendo as competições, sentado em sua poltrona e tomando uma cerveja, você poderá ganhar uma medalha: o conhecimento de ouro.

        Acredito que podemos aprender com todos os esportes e que também podemos aplicar suas lições na vida pessoal e profissional. Se você não acredita, então, vamos analisar juntos!

        Futebol: trabalhar em equipe com um único objetivo, com lideranças dentro e fora do campo (capitão do time e o técnico), sem perder o foco na vitória e no gol.
        Análise: hoje, o quê você consegue fazer sozinho na vida? Por mais independente que você seja, mesmo que seja um empresário, terá que trabalhar em equipe com fornecedores e subordinados para fazer o gol que é encantar seus clientes. Caso não seja um empresário, você terá que liderar e ser liderado ao mesmo tempo, sem perder o foco principal da empresa que é "dar lucro".

        Natação: a tecnologia da roupa (isto mesmo, vários nadadores utilizam uma roupa que cobre quase todo o corpo) auxilia o atleta a "bater a mão" segundos antes do que os outros competidores. O treinamento exaustivo de horas diárias, com frio ou calor, aumenta o desempenho e a chance de ganhar medalhas.
        Análise: nunca se esqueça de que é necessário investir em tecnologia para continuar competitivo no mercado. O treinamento e a seriedade no trabalho, dia após dia, fazem e farão de você um vencedor. Primeiro você ganha medalha de Supervisor - bronze, depois de Gerente - Prata e finalmente de Diretor - Ouro. Na empresa, para aqueles que se dedicarem ainda existe a medalha Presidente - Diamante, que nem em Atenas os atletas irão ganhar.

        Tiro ao alvo: concentração e treino são fundamentais para conquistar medalhas. Não existe sorte neste esporte.
        Análise: não queira fazer várias atividades ao mesmo tempo sem priorizá-las. Sem foco a produtividade cai. Determine o que é mais importante e concentre todas as suas energias na resolução da atividade ou do problema.

        Vôlei: trabalho em equipe, comunicação entre os atletas e criatividade para alternar jogadas ajudam o time a conquistar pontos e vitórias. Pessoas certas para cada função também fazem a diferença. Imagine um levantador tentando bloquear os ataques dos adversários!
        Análise: trabalhe realmente como uma equipe e não como um aglomerado de pessoas em uma área. Apresente idéias, participe, ajude o colega, coloque-se na posição do outro, saiba ouvir e negociar. Expresse claramente suas idéias e não deixe "passar em branco" dúvidas em relação às idéias dos outros. A equipe deve trabalhar de forma criativa, buscando soluções novas para novos problemas e não tentando repetir soluções antigas para problemas novos.

        Levantamento de peso: é o esporte em que o atleta ganha a medalha através do maior esforço possível, literalmente falando.
        Análise: se você acha que existe premiação, recompensa e promoção sem esforço, está na hora de rever seus conceitos. Trabalhe sério e depois de algum tempo você já estará sendo observado mais de perto pela chefia imediata. Continue trabalhando sério e será recompensado.

        Iatismo: habilidade técnica e força para vencer os desafios, o tempo e, muitas vezes, a natureza (ventos fracos ou fortes, ondas altas, chuva etc).
        Análise: hoje, sem habilidades técnicas e comportamentais não existe emprego ou carreira. Aperfeiçoe-se em tudo aquilo que precisa ser melhorado. Outro ponto importante: desafios e dificuldades sempre ocorrem e devem ocorrer, pois nos ajudam a crescer como pessoas e profissionais. Quando a questão é muito séria, não se preocupe, pois é séria para todo mundo. Tome como exemplo, a recessão na economia. Sua empresa entra em crise: você, seu colega, seu chefe e seu subordinado estão com o mesmo problema. Nesse caso, não há alguém melhor do que o outro. O jeito é buscar solução para o problema com a participação de todos.

        Poderia ficar aqui citando muitos outros esportes, mas já deu para perceber que podemos aprender muito com as Olimpíadas de Atenas 2004. Então, deixo para você um desafio: veja os jogos com o olhos de torcedor brasileiro, mas não deixe de ver também de outra forma, ou seja, com os olhos de um profissional Medalha de Ouro.

        Fonte: www.rh.com.br






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior