Muita
gente competente passa uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por
limitar suas oportunidades. É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar
eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto desfavorável. A imagem é
formada principalmente por:
a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.
O ideal é fazer uma análise tipo
"pente-fino" da própria imagem, levando em conta cada um desses tópicos.
Vários desses pontos podem comunicar
a idéia de incompetência, irresponsabilidade, falta de comprometimento com as
metas da empresa, desatenção, ou simplesmente distorcem a maneira como você é
visto por outras pessoas. Vejamos cada quesito individualmente:
Aparência
· Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo
casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado,
desorganizado, inconseqüente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de
sobriedade do que pela falta dela.
· Um acessório inadequado pode
transmitir a idéia que o sujeito está na profissão errada (por exemplo, imagine
um executivo uma pasta de esportista) ou que seu emprego não é sua maior
prioridade (bonés de time de futebol etc.).
· Excentricidades em geral: um bigode
ou cabelo mirabolante pode dar a idéia de que o indivíduo perde tempo demais
cuidado da aparência e preocupando-se com picuinhas.
Comportamentos
· Atraso crônico no término de
trabalhos, reuniões, cumprimento de compromissos pode ter uma boa justificativa,
mas, transmite forte idéia de descaso ou incapacidade de cumprir prazos.
· Manter mesa atolada, ambiente
desorganizado transmitem idéia de falta de controle. Da mesma forma, excesso de
objetos pessoais podem atrapalhar na hora de construir uma imagem de
comprometimento.
· Resista à tentação de expor seus
problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o foco
das pessoas dos resultados que obteve.
Comunicações
· Excessiva comunicação social, envio
de e-mails não-profissionais dá a impressão de que o indivíduo não é firme no
trabalho ou está com tempo de sobra.
· Confusão em comunicar transmite
idéia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
· Dificuldade de diálogo ou hesitação
na hora de relacionar-se com os colegas demonstra falta de espírito de liderança
e limita suas opções de crescimento.
Resultados apresentados
· O relatório contém erros - e lá se
vai a imagem de valor que ele deveria ter e com ela a credibilidade dos dados
contidos.
· Explicações muito longas na hora de
apresentar indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e
incisivo, explicando apenas quando for necessário.
· A apresentação está rebuscada e
enfeitada na proposta – e os outros ficam pensando que houve desvio de atenção e
perda de tempo.
Outros aspectos
· As companhias escolhidas pelo
indivíduo afetam negativamente sua imagem, eventualmente. Lembre-se de que ao
trabalhar em uma empresa você está associando-se aos sucessos e fracassos da
mesma.
· Esteja sempre informado de tudo o
que puder sobre sua empresa. Dessa forma você nunca é pego de surpresa e
comprova estar sempre alinhado aos objetivos da mesma.
Saber trabalhar sua imagem é uma
competência em si, e deve ser desenvolvida para fazer seu trabalho aparecer.
Então preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego e assuma
controle de sua imagem.
Fonte: José Antônio Rosa