A motivação faz uma equipe atingir uma meta aparentemente inatingível. Se a sua
equipe fosse pelo menos 30% mais motivada, o que esse aumento significaria para
sua empresa e para os seus clientes? Sabemos que 85% dos líderes apontam a falta
de motivação como o maior desafio para atingir os objetivos. É provável que
nesse momento a sua empresa esteja perdendo mais uma venda, seguramente, não por
falta de produto, mas por ausência de motivação da sua equipe.
Motivação não é cesta básica, não é
festa de final de ano. Motivação é uma ciência. Quanto mais competitividade,
mais feroz uma economia, mais importância ganha a motivação humana. Não há
dúvida: o que vai separar a vitória da derrota é a preparação emocional das
equipes. E a distância que tem separado o fracasso do sucesso é incrivelmente
milimétrica.
O presidente mundial da Nissan e
também vice-presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn diz o
seguinte: “A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a
motivação, aos poucos você perde tudo” . Aliás, que mania de não se valorizar o
que é nosso, não? Esse mesmo brasileiro que revolucionou a Nissan no Japão acaba
de assumir uma cadeira no conselho diretor da IBM Mundial e é considerado o
Henry Ford do Século 21. E quando se espera “grandes estratégias” deste
magnífico executivo, lá vem ele e nos coloca um prato simples dizendo que tudo é
atitude e motivação!
Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra
cinco anos antes. Não é falência financeira, é falência espiritual e emocional.
Vivemos num mundo onde o futuro não é uma repetição do passado. Lamentavelmente,
muitos seres humanos continuam com a cabeça no passado e o corpo no presente. As
certezas de hoje se tornarão os absurdos de amanhã. Os próximos três anos vão
fazer os últimos vinte parecerem piada, seja em tecnologia de informação, seja
na cibernética, na genética e em todos os campos do conhecimento.
Por incrível que pareça, com toda a
velocidade do mundo e suas mudanças, o atendimento personalizado e diferenciado
ainda é uma exceção. Tenho dito que mau atendimento e pobreza estão intimamente
ligados. No médio prazo o mau atendimento pode torná-lo pobre.
Prezado amigo, você que exerce algum
trabalho de liderança, por favor, não acorde de manhã se não for para ser
importante para alguém. Numa sociedade derrotista, o que tem prevalecido é a
valorização do mal. Essa é a prioridade dos derrotados. Não seja um deles!
Repense a vida! Mude de vida! Faça alguma coisa... Para que cada um questione a
si mesmo: O que fiz nas últimas 24 horas para animar e motivar a minha equipe ou
acrescentar valor à vida de alguém? Bem, se não fiz nada... Que pena!
Fonte: Gilclér Regina - Motivação Gestão & Vendas