Lute contra distrações
Treine-se a ouvir com atenção apesar das distrações
externas, tais como o telefone tocando, pedestres ou outros barulhos do lado de
fora. Concentre-se nas palavras, idéias, opiniões e intenções secretas das
outras pessoas.
Não confie na sua memória
Faça anotações quando achar apropriado. Entretanto, anote somente tópicos
ou idéias importantes, porque a capacidade de ouvir é prejudicada quando você
está escrevendo. Tudo o que você precisa anotar é alguma coisa que, mais
tarde, faça sua memória recordar do conteúdo completo da mensagem.
Certifique-se
Constantemente tente verificar se você está entendendo o que está
ouvindo. Não ouça somente o que você quer ouvir. Além disso, freqüentemente
cheque se a outra pessoa quer comentar ou responder aquilo que você disse
anteriormente.
Relaxe
Quando seu prospect estiver falando com você, tente deixá-lo à
vontade, criando um ambiente tranqüilo e acolhedor. Não dê a impressão de
que você quer interromper a conversa e falar.
Ouça com bastante atenção
Encare os outros de frente, com braços e pernas descruzados, e
aproxime-se ligeiramente. Olhe nos olhos, movimente a cabeça afirmativamente e
use expressões faciais adequadas com o momento, mas não exagere.
Crie um ambiente positivo de negociação
Tente assegurar uma boa atmosfera
de negociação, isolada das fontes de distração. Não invada o “espaço
pessoal” da outra pessoa. Se esforce para garantir que o ambiente seja
apropriado para uma compreensão eficaz.
Faça perguntas
Faça perguntas abertas para permitir que as outras pessoas expressem
suas opiniões e pensamentos. O uso correto das perguntas mostra aos outros que
você está interessado e que você está prestando atenção no que está sendo
dito, e permite que você contribua para a conversa.
Esteja motivado a ouvir
Sem uma atitude adequada, todas as sugestões anteriores não servem
para nada. Tente colocar na sua mente que não existem interlocutores
desinteressados. O que existe são ouvintes desinteressados.
Se você realmente está disposto a aprender como
entender melhor o que os outros dizem, você terá um bom trabalho pela frente.
Desenvolver estas habilidades exige prática constante. Lembre daquelas pessoas
que ficam aliviadas quando encontram alguém que entende o que elas dizem. Uma
vez que você entenda os outros – por estar ouvindo-os perfeitamente – eles
provavelmente mostrarão interesse em ouvir você e tentarão entender seu ponto
de vista. Isto significa uma comunicação eficaz!
Fonte: Márcio Miranda - Workshop Treinamento Prático