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Motivação pode ser definida como o processo
responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma
pessoa para o alcance de uma determinada meta. Como o foco neste momento é a
motivação no trabalho, podemos considerar que motivação está relacionada à
quantidade e qualidade do esforço dos funcionários que levam ao alcance dos
objetivos organizacionais. Em outras palavras, é a energia motriz que leva os
colaboradores a atingir os resultados desejados.
Para estimular a motivação no trabalho:
- Reconheça as diferenças individuais: Não
trate os colaboradores como se fossem todos iguais, pois eles possuem
necessidades diferentes. Procure compreender o que é importante para cada
um eles.
- Defina objetivos e forneça feedback: Trace
objetivos que sejam específicos, desafiantes e que possam ser monitoráveis.
Permite que os colaboradores saibam como estão se saindo.
- Estimule a participação nas decisões:
Permita ou, até mesmo, encoraje a participação dos colaboradores nas
decisões que os afetam, como a fixação de objetivos ou a definição dos
procedimentos de trabalho.
- Vincule as recompensas ao desempenho: Deixe
claro para todos os colaboradores que as recompensas, sejam elas financeiras
ou não, estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho.
- Faça com que as recompensas sejam percebidas
como justas: Vincule as recompensas às experiências, habilidades,
responsabilidades e esforços apresentados pelos colaboradores.
PUC - RS
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