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   A Importância do Aperto de Mãos

        O aperto de mãos. Ele anda entre nós praticamente desde a começo da civilização. Embora tenha nascido da necessidade de comprovar que a pessoa que você encontrasse não estivesse carregando armas, hoje em dia o aperto de mãos é um componente indispensável no mundo dos negócios.

        Um aperto de mãos pode fazer ou estragar um negócio, uma venda, uma entrevista ou um encontro. Embora a tecnologia moderna – teleconferências, e-mails e fax – tenham feito dos encontros pessoais apenas mais uma opção, nunca nada substituirá a eficácia de um encontro face a face. Esteja você numa feira, conferência, encontro ou visita, o aperto de mãos dever fazer parte do seu repertório de técnicas de venda.

        Por que apertos de mão são tão importantes? Porque transmitem confiança, ajudam a melhorar o ambiente e a construir relacionamentos. Existem inclusive alguns estudos que provam que as pessoas lembram mais de outras pessoas que apertaram as mãos do que das que não apertaram.

        O primeiro encontro é crítico – um relacionamento geralmente se estabelece nos primeiros quatro segundos de contato. Infelizmente, muitos profissionais ainda não descobriram que existem maneiras certas e maneiras erradas de apertar as mãos.

        Então, o que você pode fazer para transformar seu aperto de mão numa experiência mais memorável e agradável?

  • Ao aproximar-se de alguém, quando você estiver entre um e dois metros da pessoa, estenda seu braço direito levemente em ângulo, com seu polegar apontando para cima.
  • Travem as mãos, junta do polegar com junta do polegar.
  • Segure firmemente a mão da outra pessoa – sem exageros, como apertos de quebrar os ossos e pose de machão ou "mão de morto" (aquele aperto sem força típico de algumas mulheres).
  • Balance a mão para cima e para baixo, duas ou três vezes, e então solte-a.
        Esse é o jeito correto. Mas as pessoas no mundo dos negócios precisam reconhecer que não é apenas o ato de apertar a mão em si. Um aperto de mão eficaz relaciona-se com todo o “pacote” – você, o local, a situação, a outra pessoa, etc.

        Existem basicamente quatro oportunidades nos negócios para apertar as mãos:

        Quando você é apresentado a alguém e/ou quando vai se despedir.
        Quando um cliente ou qualquer outro visitante entre no seu escritório.
        Quando você encontra alguém que não vê a muito tempo.
        Quando você entra numa reunião e é apresentado aos participantes.

        Se você está sendo apresentado a alguém e achar que uma das quatro ocasiões de apertar as mãos está por ocorrer, leve em conta essas regras simples de etiqueta:

  • Fique em pé – isso serve tanto para homens quanto para mulheres.
  • Dê um passo ou incline-se para a frente.
  • Olhe a outra pessoa nos olhos.
  • Sorria.
  • Aperte as mãos conforme já descrito.
  • Saúde a outra pessoa e repita seu nome.
        Para descobrirmos o valor de um aperto de mãos, basta perguntar aos seus amigos/colegas como eles julgam a personalidade e o caráter de outras pessoas e seus apertos de mão. Você vai ver que todo mundo já tem uma opinião formada sobre algumas situações freqüentes e comuns – e nem todas positivas.

        Saber como apertar corretamente a mão é uma coisa simples e básica, mas – quando realizada da maneira correta – pode influenciar sua carreira e seus resultados nos negócios.

 

               

 






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