O aperto de
mãos. Ele anda entre nós praticamente desde a começo da civilização. Embora
tenha nascido da necessidade de comprovar que a pessoa que você encontrasse não
estivesse carregando armas, hoje em dia o aperto de mãos é um componente
indispensável no mundo dos negócios.
Um aperto de mãos pode fazer ou estragar
um negócio, uma venda, uma entrevista ou um encontro. Embora a tecnologia
moderna – teleconferências, e-mails e fax – tenham feito dos encontros
pessoais apenas mais uma opção, nunca nada substituirá a eficácia de um
encontro face a face. Esteja você numa feira, conferência, encontro ou visita,
o aperto de mãos dever fazer parte do seu repertório de técnicas de venda.
Por que apertos de mão são tão
importantes? Porque transmitem confiança, ajudam a melhorar o ambiente e a
construir relacionamentos. Existem inclusive alguns estudos que provam que as
pessoas lembram mais de outras pessoas que apertaram as mãos do que das que não
apertaram.
O primeiro encontro é crítico – um
relacionamento geralmente se estabelece nos primeiros quatro segundos de
contato. Infelizmente, muitos profissionais ainda não descobriram que existem
maneiras certas e maneiras erradas de apertar as mãos.
Então, o que você pode fazer para
transformar seu aperto de mão numa experiência mais memorável e agradável?
- Ao aproximar-se de alguém, quando você
estiver entre um e dois metros da pessoa, estenda seu braço direito
levemente em ângulo, com seu polegar apontando para cima.
- Travem as mãos, junta do polegar com junta do
polegar.
- Segure firmemente a mão da outra pessoa –
sem exageros, como apertos de quebrar os ossos e pose de machão ou "mão
de morto" (aquele aperto sem força típico de algumas mulheres).
- Balance a mão para cima e para baixo, duas ou
três vezes, e então solte-a.
Esse é o
jeito correto. Mas as pessoas no mundo dos negócios precisam reconhecer que não
é apenas o ato de apertar a mão em si. Um aperto de mão eficaz relaciona-se
com todo o “pacote” – você, o local, a situação, a outra pessoa, etc.
Existem basicamente quatro oportunidades
nos negócios para apertar as mãos:
Quando você é apresentado a alguém e/ou
quando vai se despedir.
Quando um cliente ou qualquer outro
visitante entre no seu escritório.
Quando você encontra alguém que não vê
a muito tempo.
Quando você entra numa reunião e é
apresentado aos participantes.
Se você
está sendo apresentado a alguém e achar que uma das quatro ocasiões de
apertar as mãos está por ocorrer, leve em conta essas regras simples de
etiqueta:
- Fique em pé – isso serve tanto para homens
quanto para mulheres.
- Dê um passo ou incline-se para a frente.
- Olhe a outra pessoa nos olhos.
- Sorria.
- Aperte as mãos conforme já descrito.
- Saúde a outra pessoa e repita seu nome.
Para
descobrirmos o valor de um aperto de mãos, basta perguntar aos seus
amigos/colegas como eles julgam a personalidade e o caráter de outras pessoas e
seus apertos de mão. Você vai ver que todo mundo já tem uma opinião formada
sobre algumas situações freqüentes e comuns – e nem todas positivas.
Saber como apertar corretamente a mão é
uma coisa simples e básica, mas – quando realizada da maneira correta –
pode influenciar sua carreira e seus resultados nos negócios.