Com o mercado altamente competitivo, o qual pode-se
notar pelo grande número de concorrentes, por promoções de venda cada vez
mais agressivas, por clientes cada vez mais exigentes, por menos possibilidades
de errar e ainda manter-se no mercado é que surge a necessidade aprimoramento
contínuo. Em função destes fatos, cada vez mais se fala em fidelização de
clientes, as empresas e, principalmente, os profissionais precisam rever seus
conceitos relativos ao modo como lidar com os eventos do dia-a-dia.
É necessário romper barreiras, abandonar
as concepções de como a realidade é ou como acreditamos que ela seja.
Enxergar onde outros não enxergam, admitir que temos que nos adaptar sempre aos
novos acontecimentos e que isto implica em rever constantemente nosso modo de
agir e pensar, aprender hoje não se dá pelo acumulo de conhecimento e sim pela
capacidade de refinar aquilo que estamos vendo, ouvindo, sentindo na pele e
formarmos um modo de agir centrado na necessidade de ser o melhor
sempre...mas...Ser o melhor não significa ser melhor que alguém ou alguma
empresa...Ser o melhor significa ultrapassar nossos limites.
Complicado?
Pois bem, por onde começar ?
O começo se dá pela humildade em admitir
que temos muito a melhorar...sempre.Em seguida, comece a observar outros
profissionais de sua área, não necessariamente somente do seu ramo de
atividade...mas outros profissionais os quais você considera que sejam bons ou
de preferência excelentes...Extrapole e observe outros profissionais não
necessariamente que tenham a mesma função que você e verá que existe muito a
aprender e que muita coisa pode ser feita.
Busque conhecimento técnico através de
livros, revistas especializadas, cursos, palestras, internet e conversas com
outros profissionais. Mas lembre-se, dois pontos são importantes considerar, o
primeiro é que existe uma tendência em buscarmos conhecimento apenas de
assuntos diretamente relacionados ao nosso ramo, profissão ou dia-a-dia e que
perdemos muito ao não considerarmos outras áreas que podem ajudar de forma
direta ou indireta na nossa formação e competência, e segundo, nenhum
conhecimento é útil se não puder ser traduzido em algum tipo de ação prática
que venha agregar valor ao nosso cotidiano.
Não se perca em minuncias que não
acrescentam, em geral elas apenas tomam tempo e o resultado final é uma
considerável perda do foco.
Avalie-se constantemente e descubra em que
evoluiu e em que deve melhorar. Aprenda a se relacionar com pessoas isso
definira muito de como as oportunidades e ameaças acontecem em sua vida pessoal
ou profissional, lembre-se, por mais delicada que seja a situação sempre
existem dois lados e que não necessariamente você sempre está certo.
Escute mais o que seu cliente tem a dizer,
e não busque conduzir a negociação ou conversa, primeiro ouça o que ele tem
a lhe dizer e somente então lhe dê a resposta. Muitos profissionais se perdem
neste ponto, pois, em geral tendem a querer fechar o melhor negócio sob sua ótica
e não sob a ótica do cliente.
Tenha um acompanhamento "pós-venda”
em todas as suas negociações, não procure o cliente apenas quando quiser
vender, faça surgir um relacionamento e não apenas uma transação comercial.
Enfim, são muitos os pontos, e nenhum
deles é uma regra, mas servem para mostrar que temos muito a melhorar e que tal
intento é possível, basta para isso nos disponibilizarmos e buscarmos os meios
para que isto aconteça.
Fábio Luciano Violin - Vencer-rs