Contratar
um profissional que, além de atender aos requisitos de competência inerentes
ao cargo a ser preenchido, esteja plenamente motivado para as novas funções é
uma das tarefas mais complexas exercídas por quem ocupa cargo de liderença nas
organizações. Exemplo é o número de contratações e promoções, que acabam
frustrando as expectativas de ambos os lados, comprometendo o desempenho de uma
área ou até de toda a empresa. Em muitos casos, isso ocorre porque falta ao líder
(por desconhecimento ou excesso de confiança em sua intuição para descobrir
talentos), uma ferramenta adequada para avaliar se o profissional preenche
devidamente todos os requisitos para ocupar o cargo em questão.
Para
superar esse desafio é necessário observar, além da capacidade técnica, a
personalidade do profissional (comunicação, estilo de trabalho, estilo de
liderança, estresse, leque de recursos, tomada de decisão, atitude frente a
vida, atitude frente aos outros). Cada vez mais esses "traços de inclinações"
passam a ser mais significativos para reconhecer se um indivíduo está apto a
desempenhar bem uma determinada função. Quanto mais alta for a capacidade em
identificar essas aptidões, interesses e habilidades dos colaboradores, menor
é a probabilidade de erros de contratações e promoções.
Atualmente,
isso é possível por meio da aplicação de testes de personalidade. Há muitos
deles, baseados em diferentes teorias, mas o mais adequado às necessidades de
uma empresa deve ser fácil e rápido, com resultados claros, compreensíveis e
claramente discriminados para que estereótipos sejam evitados.
Um modelo
que vem atraindo a atenção das empresas na Europa e nos Estados Unidos é o método
HumanGuide®. Baseado nas teorias do psicanalista Leopold Szondi (que afirma
que, embora os indivíduos sejam diferentes essencialmente, existem semelhanças
que permitem fazer previsões sobre o seu comportamento futuro) o teste visa
identificar os fatores que compõem o perfil de inclinação único de cada
indivíduo, favorecendo o seu desenvolvimento no contexto profissional. O método
foi concebido para identificar de maneira rápida e simples (via Internet) os
fatores pulsionais que determinam as escolhas e o modo particular do indivíduo
agir e se comportar no ambiente de trabalho.
Isso
permite obter uma compreensão da motivação do seu comportamento e assim
prever e minimizar possíveis situações de conflito e desconforto.
Possibilita, por exemplo, avaliar como a personalidade de cada pessoa afeta a
dinâmica do grupo de trabalho no qual está inserido.
Adotar essa
nova visão traz benefícios não apenas por aumentar a probabilidade de se
colocar o profissional certo na função certa, mas também contribui para o
desenvolvimento de equipes, melhoria do desempenho e, conseqüentemente, da boa
imagem da organização.
A transparência
na aplicação e avaliação do teste também beneficia o próprio profissional.
Quanto mais consciente de suas necessidades, de seus conflitos, de seus limites
e de suas potencialidades, maiores as suas chances de enfrentar os desafios da
carreira. Afinal, a produtividade tende sempre a aumentar quando busca atender
as motivações inerentes à sua personalidade.
Dieter Kelber - empregos.com.br