Comportar-se de forma correta, entrando e saindo dos eventos profissionais (seja
reuniões, congressos, seminários, feiras ou qualquer outro) com a cabeça
erguida por agir com segurança e naturalidade, seguindo não somente regras
impostas pela sociedade ou normas profissionais, mas usando a percepção, o bom
senso e a própria sensibilidade. Estes são atributos que fortalecem e
solidificam nossa moral, personalidade e integridade cultural.
Melhorar o desempenho profissional com
naturalidade e segurança, praticando os princípios da etiqueta empresarial e
seguindo as regras de comportamento da etiqueta social, independentemente da área
de atuação ou da profissão exercida, refletirá dentro e fora da empresa e na
qualidade de vida dos colaboradores como seres humanos e profissionais.
A boa impressão é conseqüência do
comportamento correto no dia-a-dia não só na maneira de se vstir, mas em
entrevistas com clientes, reuniões, almoços ou jantares de negócios,
palestras, cursos, convenções, viagens de negócios e no tratamento com
aqueles que trabalham conosco todos os dias.
Investir no lado sócio-profissional não
é somente dever das empresas, mas também dever moral e cívico de cada cidadão.
O importante não é só estar empregado, mas sim ter condições de ter um bom
emprego, como também não basta ser o primeiro, mas se manter em primeiro
lugar.
Participar de cursos, seminários, simpósios,
palestras e cursos de aperfeiçoamento profissional, sejam eles técnicos ou
humanos, contribuem no engrandecimento pessoal e na própria ascensão
profissional, no entanto, é necessário saber se comportar com sabedoria,
discrição e dignidade.
Dicas importantes pra quem participa de
um seminário, palestra, cerimonial ou reunião.
- A pontualidade é uma forma de
respeito ao evento, aos convidados e ao palestrante. Hábito não muito comum
entre a maioria das pessoas em eventos e solenidades sociais e profissionais, a
pontualidade é cortesia de reis. É desgastante para quem se apresenta em público
iniciar uma palestra, conferência ou reunião com atraso devido à
impontualidade de muitos, ou da maioria. Os atrasados dispersam a atenção do
palestrante e das pessoas já acomodadas quando entram no recinto do evento.
- Compareça com trajes adequados.
A indumentária tem forte poder de influência nos nossos relacionamentos
sociais e profissionais. Vestir-se de forma consciente, harmoniosa e equilibrada
continua sendo o segredo das pessoas bem sucedidas e elegantes.
- Lembre-se da frase de chamada do filme O
sexto sentido:
"- Vá, mas leve sua alma
junto!"
Há pessoas insensíveis, rancorosas,
mal-humoradas e sem propósito de vida que fazem questão de se refestelarem
numa cadeira demonstrando falta de interesse, deboche ou pouco caso com o evento
e com o palestrante. Este impacto negativo para o palestrante é aborrecedor.
Mantenha uma boa postura na cadeira em que se encontra sentado, tente expressar
carisma e envie uma vibração positiva para quem fala em público. Um dia você
poderá passar pela mesma situação, estando com a palavra...
- No momento solene de hastear a bandeira
assim como do cantar o hino nacional, seja patriota. Respeite este
momento tão importante e, para muitos, emocionante. Não há necessidade de
cantar alto e nem colocar a mão no peito, ficando estático. Naturalidade e
espontaneidade moderadas!
- Aprenda a ouvir.
- Respeite quem tem a palavra.
- Não demonstre irritação
ou inquietação.
- Evite conversas paralelas. Nada
pior para quem palestra do que pessoas que cochicham e conversam entre si,
dispersando a atenção de muitos participantes e do próprio palestrante.
Aguarde o momento oportuno para suas considerações, observações, colocações
ou perguntas.
- Não altere a voz.
- Não perca o equilíbrio.
- Evite comer durante o evento. Os
ouvidos e sentidos de quem está se apresentando estão super sensíveis neste
momento de tensão e ansiedade...
- Desligue o celular! Irrita quem
tem a palavra e, principalmente, quem é obrigado a ouvir não somente o
aparelho tocando, como a própria conversa de quem o atende e se esquece de que
está num evento, e não na sala de sua casa.
- Evite se distrair.
- Evite transitar pelo local, assim
como sair antes do término do evento.