Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Bem-Educado.Com.Br

        Dentre as profundas transformações desse início de século, a Internet é o mais revolucionário e espetacular avanço da sociedade.

        Contudo, se os princípios éticos para a rede são os mesmos da sociedade tradicional, as regras de comportamento, também chamadas de “netiqueta” ou “etiqueta digital”, têm suas particularidades.

        A “netiqueta” foi amadurecendo a partir de regras aceitas por usuários mais experientes da rede. As regras são válidas em todo o mundo e estabelecem um padrão de cortesia para a correspondência eletrônica. No Brasil, há mais de meio milhão de pessoas que utilizam a Internet. A cada mês, mais de 65.000 pessoas se ligam à rede.

        Como em qualquer grupo social, deve-se usar o bom senso ao interagir com outras pessoas de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos. O conhecimento dessas regras é recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada na rede, via e-mail ou listas de discussão.

        Abaixo seguem algumas dicas:

        Preencha o campo “assunto” (subject) de maneira sucinta e objetiva. Assim as pessoas podem decidir se a mensagem é ou não de seu interesse, antes de lê-la. Existem pessoas que recebem dezenas de mensagens todos os dias. Quando o histórico ficar muito grande, delete o texto das mensagens anteriores. Se o tema mudar, altere, também, o campo “assunto”.

        Toda mensagem deve conter saudação e despedida. Somente entre amigos ou profissionais que se comunicam com muita freqüência podem ser dispensadas estas formalidades. Criar e incluir uma assinatura facilita muito o retorno caso seja necessário um contato telefônico. A assinatura deve conter: nome, empresa, cargo, telefones para contato e endereço, não devendo exceder quatro linhas.

        Deixar linhas em branco entre os blocos de texto contribui para deixá-lo organizado e facilita a leitura. Quando a mensagem for muito longa, assinale na linha do assunto da seguinte forma: (msg longa).

        Não escreva mensagens somente com LETRAS MAIÚSCULAS (caixa alta). Letras maiúsculas são entendidas como se você estivesse GRITANDO, além de dificultar a leitura. NÃO GRITE! Use letras maiúsculas e minúsculas, normalmente.

        Algumas normas apareceram porque os programas originais de troca de mensagens não ofereciam muitos recursos gráficos. Aceita-se como forma correta de grifar uma palavra ou frase nas mensagens eletrônicas colocá-las entre *asteriscos*. Todavia, os programas atuais já permitem a apresentação gráfica do negrito; o que facilita bastante.

        Um e-mail é como uma carta. Antes de enviá-la passe o corretor ortográfico e leia antes de enviar. Textos com erros denotam descuido e desinteresse. Atualmente, a maioria dos programas consegue visualizar corretamente acentos, cedilhas e outros caracteres da língua portuguesa, portanto, o melhor é usá-los.

        Toda mensagem deve ser respondida em, no máximo, 24 horas após o recebimento. Mas caso a resposta não chegue nesse prazo, não é elegante insistir. Se a mensagem for muito importante, você pode contatar o destinatário certificando-se de que ela foi recebida corretamente. Nada de mostrar ansiedade reenviando a mensagem dúzias de vezes.

        Não responder a mensagens enviadas diretamente a você ou aos serviços de atendimento ao cliente constitui deselegância corporativa. Também são notórios casos como: não dar atenção ao que foi solicitado e em seguida incluir o nome do remetente para receber mensagens publicitárias da empresa.

        A forma como virtuais fornecedores e clientes potenciais são atendidos reflete diretamente na imagem corporativa da empresa. Até mesmo uma resposta informando que não há interesse ou que a solicitação não pode ser atendida é o mínimo que se pode esperar de um profissional bem-educado. Cabe às secretárias encaminharem todos os assuntos aos chefes deixando que eles decidam sobre a sua importância.

        Quando precisar enviar arquivos anexos, peça permissão e, caso sejam muito grandes, divida em mais mensagens.

        Enviar piadas pode ser engraçado para alguns, mas não para todos. Antes de sair atirando-as para todos os lados, consulte seus amigos e exclua os que não desejarem recebê-las. Fotos pornôs ou que externem qualquer tipo de preconceito podem gerar demissão sumária! Neste caso também se inclui o acesso a sites pornográficos. Quanto às salas de bate-papo, deixe para os momentos de relaxamento, em casa.

        Nunca passe adiante correntes, alertas de vírus e outras mensagens estapafúrdias. Não envie propagandas, ordens de compra, faturas etc., a menos que seja solicitado. O envio de mensagens desse tipo denomina-se spam e é fortemente repudiado por todos os usuários.

        Cuidado ao abrir arquivos executáveis (programas). Utilize sempre o antivírus antes de executar qualquer arquivo.

        Evite afirmações que possam ser interpretadas como posição oficial da empresa; não expresse sarcasmo ou sátira; use linguagem clara e concisa, mas sem exageros. Enfim: bom senso. Uma boa regra é nunca enviar nada que não possa ver publicado. Lembre-se: na Internet não há privacidade. Atualmente, mesmo em empresas cuja intranet é segura, discutem-se políticas de monitoramento de mensagens e acompanhamento de acessos.

        Nunca critique ou ridicularize opiniões alheias. Cuidado ao enviar informações pessoais. Lembre-se de que existem pessoas na outra ponta, trate-as como gostaria de ser tratado.

        Para terminar, evite disparar mensagens no fim de semana para colegas ou subordinados, que logo ao abrirem a caixa postal na manhã de segunda-feira já encontram um calhamaço de tarefas. Mesmo que você tenha trabalhado à noite ou no final da semana, prefira enviá-las no início do expediente.

        Maria Aparecida A. Araújo - Consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional e Marketing Pessoal.






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior