Cabe ao marketing transformar as necessidades e desejos da sociedade em
fornecimento de produtos/serviços atendendo aos interesses dos"stakeholders"
(proprietários/acionistas, força de trabalho, cliente final/intermediário,
fornecedores/parceiros, comunidade/sociedade).
Para tal, adotando o conceito de marketing holístico que integra a demanda,
os recursos da empresa e a rede, as empresa atingirá os seus objetivos.
O termo qualidade já está incorporado à filosofia de negócios de qualquer
empresa atualmente; já deixou de ser, como o era há alguns anos, um
"diferencial exclusivo" de poucas empresas que podendo investir eram
as mandantes no mercado. Hoje, faz parte das necessidades e anseios dos
clientes, independente do porte da empresa e do ramo escolhido. Não é o
bastante fabricar um produto ou fornecer um serviço que não vá de encontro
aos interesses dos clientes.
Com o ciclo de vida dos produtos cada vez mais curto, com a mudança da
tecnologia a cada 18 meses (a tendência é reduzir cada vez mais este tempo),
com o surgimento de concorrentes não só no seu bairro, na sua cidade e sim em
qualquer lugar do mundo, fixar a marca de seu produto na mente do cliente ficou
muito mais difícil. Os meios de comunicação bombardeiam milhares de mensagens
diariamente o que proporciona muito mais opções de compra. É necessária uma
perfeita integração do planejamento estratégico da empresa, dos fornecedores,
da direção, dos colaboradores, dos fornecedores e da comunidade para que uma
empresa, seus produtos/serviços tenham sucesso no mercado - sem esta sincronia
nada acontecerá.
A qualidade é percebível em detalhes. Clientes diferentes dão importância
a coisas diferentes em um produto ou serviço.
Hoje a qualidade está intimamente associada à excelência nos serviços,
que significa pessoas. O elemento humano é de fundamental importância neste
processo.
O que é Qualidade? Qualidade é o que o cliente diz que é! - bastante
simples esta definição, não é?
A necessidade requerida pelo mercado de que os clientes saibam que a sua
empresa tem o sistema da qualidade às normas de referência deu origem à
atividade de certificação.
As atividades de certificação - que é um conjunto de atividades
desenvolvidas por um organismo independente que atesta que determinado produto
ou processo está em conformidade com os requisitos especificados - podem
envolver análise da documentação da empresa, auditorias no local, coleta e
ensaios de produtos, objetivando avaliar a referida conformidade e a sua
adequada manutenção.
Não devemos encarar a certificação como sendo apenas uma ação isolada e
pontual e, sim, um processo que tem início com a conscientização da qualidade
necessária para manter a competitividade e a permanência no mercado. Esta
conscientização passa por todos os níveis da empresa, caso contrário o
processo não terá sucesso.
A empresa deve se preocupar além da conscientização de todos, com o seu
treinamento constante, com a formação de equipes de trabalho (e não grupos),
com a avaliação dos resultados, a sua divulgação e correção das falhas.
As duas principais razões que levam uma empresa implementar um sistema de
qualidade são:
A conscientização da alta direção - que sem dúvida é o melhor caminho
para a sua eficácia, pois envolve a participação em todas as fases do
processo desde a implantação até a avaliação dos resultados com a aplicação
das medidas corretivas, preventivas e de melhoria, se necessário for. As
dificuldades interdepartamentais existentes são superadas com mais facilidade
com vistas à conquista de vantagem competitiva.
Exigência externa
- quando é necessária a certificação para atender aos
clientes, para concorrência pública, participação em fornecimentos
internacionais etc. Muitas vezes neste caso, a equipe sofre um trama devido à
pressão existente.
Quais as exigências que devem ser atendidas?
A Norma ISO 9001:2000 contempla 8 princípios da gestão da qualidade: liderança,
envolvimento das pessoas, visão de processos, abordagem sistêmica da gestão,
foco no cliente, melhoria contínua, abordagem para tomada de decisões e
relacionamento com fornecedores.
Esta norma, além da garantia da qualidade para o cliente, proporciona
incremento dos indicadores da qualidade, do processo e do negócio em si.
Quais os benefícios com o uso de um Sistema de Gestão da Qualidade?
De forma básica, o sistema de qualidade de uma empresa é composto de
procedimentos que orientam como executar determinada tarefa com o detalhamento
dos processos e das responsabilidades. Manter os registros que comprovem se as
atividades foram executadas e como foram, é fator essencial para a melhoria dos
processos.
Os requisitos desta norma destinam - se prevenir a ocorrência de não-conformidades
em qualquer fase da produção de qualquer produto ou serviço, começando no
planejamento e abrangendo até as atividades pós-venda.
Para a empresa, podemos ressaltar os seguintes benefícios:
Reduz o custo operacional;
Reduz o retrabalho e o custo de reposição de produtos;
Reduz não - conformidades;
Melhora a imagem institucional;
Maior e melhor integração entre equipes e processos;
Participação maior no mercado nacional e internacional;
Proporciona capacitação constantes dos colaboradores;
Melhor relacionamento com os seus fornecedores.
Os clientes e a comunidade são beneficiados por:
Menor desperdício e poluição;
Maior proteção para o consumidor;
Maior segurança e confiabilidade nos produtos adquiridos;
Maior e melhor relacionamento em prol da comunidade.
Por que
padronizar e melhorar os processos?
A padronização é de fundamental importância
para as empresas para a facilidade de vida dos clientes e da própria organização.
Entretanto, não basta padronizar processos é preciso melhorá-los
continuamente. O sistema de gestão pela qualidade é composto de princípios, técnicas,
métodos e ferramentas adequadas. A implantação da padronização e melhoria
dos processos deve contar com a participação de todos os colaboradores da
empresa, comprometidos com o resultado final e com o sucesso da empresa.
Planejar a
qualidade - é uma preparação que visa alcançar os objetivos da
qualidade, constando da identificação dos clientes, da determinação de suas
necessidades, da elaboração dos processos necessários e da capacitação dos
colaboradores.
Controlar a qualidade - consiste em assegurar que os objetivos da qualidade
sejam atingidos nas operações, compondo-se da avaliação do desempenho da
qualidade real, da comparação do desempenho real com as metas e tomar providências
para sanar as diferenças.
Melhorar
a qualidade - significa elevar a qualidade a novos níveis de desempenho,
seja de melhoria contínua (incremental) ou melhoria radical.
Vamos fazer
de 2004 um ano de sucesso pessoal e profissional!
Roberto Monti Consultor de
Marketing - Acessa.com