Nos últimos
anos, as organizações mergulharam numa acirrada competição. Para sobreviver
à concorrência, as empresas sentiram a necessidade de ter algo além de uma
boa estrutura física ou de equipamentos de última geração. As corporações
viram-se obrigadas a contar com equipes de profissionais qualificados e
comprometidos com o negócio e para isso, começou uma busca incessante a
colaboradores que reunissem competências técnicas e comportamentais
diferenciadas. Nesta realidade, um fator tornou-se indispensável para o
desenvolvimento das companhias: a presença de pessoas criativas. Mas, junto com
isso, surgiu uma dúvida para o mundo corporativo: o que é criatividade e como
ela pode ser disseminada e estimulada? "Sem grandes investimentos, a
empresa poderá propiciar ações criativas, dando liberdade para as pessoas
opinar, errar e aprender com esses erros", afirma a psicóloga e mestre em
criatividade, Maria Inês Felippe.
O que é
criatividade?
Maria Inês Felippe - Podemos
considerar como criatividade a capacidade das pessoas de gerar idéias, de
comunicá-las e de colocá-las em prática. Hoje, as empresas buscam inovação
e pessoas criativas agregam valor.
Quais as
características de uma pessoa criativa?
Maria Inês - São inúmeras
as características, mas considero algumas como sendo mais importantes. Podemos
destacar a capacidade de percepção, onde se pode identificar, aproveitar e
criar as oportunidades. A pessoa criativa também é imaginativa, pois percebe
além do que é percebido pelas outras pessoas; possui disciplina para percorrer
as etapas criativamente e é alguém persistente, fazendo acontecer aquilo que
criou.
A
criatividade é privilégio de alguns ou todas as pessoas a possuem?
Maria Inês - A criatividade
é um potencial que está presente em todos, só que em algumas pessoas ela
aparece de forma mais acentuada.
De que
forma a criatividade pode ser estimulada pelas organizações?
Maria Inês - As empresas
podem estimular o processo criativo investindo em vários pilares. Pode ser
feito um investimento na criatividade focada nas pessoas, favorecendo que os
colaboradores sejam criativos; criatividade focada nos processos e nos produtos,
onde se busca a melhoria e a criação de novos produtos e processos; e por fim,
na criatividade focada no ambiente de trabalho, que possibilitem situações
favoráveis à criação.
É possível
manter o processo criativo em momentos de crise?
Maria Inês - Sim. É através
da criatividade que as empresas saem de momentos de crise. Poderíamos afirmar
que a motivação é um componente da criatividade. Devemos estar constantemente
criando estratégias de ação, soluções diferentes para os diversos problemas
nas organizações, seja criando novos produtos e inovando os já existentes. Só
assim as empresas se tornarão criativas e competitivas
Quais são
os principais inimigos da criatividade?
Maria Inês - Os inimigos do
processo criativo surgem quando a própria pessoa bloqueia sua criatividade ou
quando há estímulos externos que dificultam esse processo. Poderíamos
destacar como obstáculos da criatividade a presença de velhas idéias,
paradigmas e chavões; o conformismo apresentado pelas pessoas, a desistência
de lutar pelas idéias, a preguiça mental, o medo de ser levado ao ridículo e
de errar, porque algumas pessoas acreditam que tudo precisa dar certo. Também
podemos mencionar a falta de incentivo da organização junto aos colaboradores,
o excesso de lógica e a resistência à quebra de modelos mentais.
Como o
profissional de RH pode favorecer o processo criativo?
Maria Inês - Ele pode
estimular a criatividade através da adoção de programas de treinamento
estruturados, oferecendo incentivos aos colaboradores e se mantendo atento ao
clima organizacional. Além disso, pode-se motivar as pessoas a ver a realidade
através de vários ângulos, usando-se imagens visuais e auditivas, gerando-se
idéias fluidas e sem que sejam feitos julgamentos, percebendo-se coisas que não
são percebidas pelas demais pessoas, brincando com as idéias e se criando a
multiplicidade, buscando a conciliação entre os opostos, usando os erros
cometidos para o processo de aprendizagem, quebrando-se padrões e rotinas,
apresentando predisposição interna, estimulando o humor, desafiando normas e
tendo uma boa receptividade às novas idéias.
Quais as
vantagens de se trabalhar com pessoas criativas?
Maria Inês - São as mais
variadas e dentre elas, podemos destacar o empreendedorismo que as pessoas
criativas apresentam, a curiosidade e a necessidade de se manterem atualizadas,
são mais agressivas e auto-suficientes, possuem persistências e são
perseverantes, são autônomas e corajosas, estão sempre bem informadas,
costumam ser auto-disciplinadas em busca da auto-realização e são
auto-motivadas e estimulam a motivação das outras pessoas.
RH.com.br - Maria Inês Felippe