Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   O Valor da Criatividade

        Nos últimos anos, as organizações mergulharam numa acirrada competição. Para sobreviver à concorrência, as empresas sentiram a necessidade de ter algo além de uma boa estrutura física ou de equipamentos de última geração. As corporações viram-se obrigadas a contar com equipes de profissionais qualificados e comprometidos com o negócio e para isso, começou uma busca incessante a colaboradores que reunissem competências técnicas e comportamentais diferenciadas. Nesta realidade, um fator tornou-se indispensável para o desenvolvimento das companhias: a presença de pessoas criativas. Mas, junto com isso, surgiu uma dúvida para o mundo corporativo: o que é criatividade e como ela pode ser disseminada e estimulada? "Sem grandes investimentos, a empresa poderá propiciar ações criativas, dando liberdade para as pessoas opinar, errar e aprender com esses erros", afirma a psicóloga e mestre em criatividade, Maria Inês Felippe.

        O que é criatividade?
        Maria Inês Felippe - Podemos considerar como criatividade a capacidade das pessoas de gerar idéias, de comunicá-las e de colocá-las em prática. Hoje, as empresas buscam inovação e pessoas criativas agregam valor.

        Quais as características de uma pessoa criativa?
        Maria Inês - São inúmeras as características, mas considero algumas como sendo mais importantes. Podemos destacar a capacidade de percepção, onde se pode identificar, aproveitar e criar as oportunidades. A pessoa criativa também é imaginativa, pois percebe além do que é percebido pelas outras pessoas; possui disciplina para percorrer as etapas criativamente e é alguém persistente, fazendo acontecer aquilo que criou.

        A criatividade é privilégio de alguns ou todas as pessoas a possuem?
        Maria Inês - A criatividade é um potencial que está presente em todos, só que em algumas pessoas ela aparece de forma mais acentuada.

        De que forma a criatividade pode ser estimulada pelas organizações?
        Maria Inês - As empresas podem estimular o processo criativo investindo em vários pilares. Pode ser feito um investimento na criatividade focada nas pessoas, favorecendo que os colaboradores sejam criativos; criatividade focada nos processos e nos produtos, onde se busca a melhoria e a criação de novos produtos e processos; e por fim, na criatividade focada no ambiente de trabalho, que possibilitem situações favoráveis à criação.

        É possível manter o processo criativo em momentos de crise?
        Maria Inês - Sim. É através da criatividade que as empresas saem de momentos de crise. Poderíamos afirmar que a motivação é um componente da criatividade. Devemos estar constantemente criando estratégias de ação, soluções diferentes para os diversos problemas nas organizações, seja criando novos produtos e inovando os já existentes. Só assim as empresas se tornarão criativas e competitivas

        Quais são os principais inimigos da criatividade?
        Maria Inês - Os inimigos do processo criativo surgem quando a própria pessoa bloqueia sua criatividade ou quando há estímulos externos que dificultam esse processo. Poderíamos destacar como obstáculos da criatividade a presença de velhas idéias, paradigmas e chavões; o conformismo apresentado pelas pessoas, a desistência de lutar pelas idéias, a preguiça mental, o medo de ser levado ao ridículo e de errar, porque algumas pessoas acreditam que tudo precisa dar certo. Também podemos mencionar a falta de incentivo da organização junto aos colaboradores, o excesso de lógica e a resistência à quebra de modelos mentais.

        Como o profissional de RH pode favorecer o processo criativo?
        Maria Inês - Ele pode estimular a criatividade através da adoção de programas de treinamento estruturados, oferecendo incentivos aos colaboradores e se mantendo atento ao clima organizacional. Além disso, pode-se motivar as pessoas a ver a realidade através de vários ângulos, usando-se imagens visuais e auditivas, gerando-se idéias fluidas e sem que sejam feitos julgamentos, percebendo-se coisas que não são percebidas pelas demais pessoas, brincando com as idéias e se criando a multiplicidade, buscando a conciliação entre os opostos, usando os erros cometidos para o processo de aprendizagem, quebrando-se padrões e rotinas, apresentando predisposição interna, estimulando o humor, desafiando normas e tendo uma boa receptividade às novas idéias.

        Quais as vantagens de se trabalhar com pessoas criativas?
        Maria Inês - São as mais variadas e dentre elas, podemos destacar o empreendedorismo que as pessoas criativas apresentam, a curiosidade e a necessidade de se manterem atualizadas, são mais agressivas e auto-suficientes, possuem persistências e são perseverantes, são autônomas e corajosas, estão sempre bem informadas, costumam ser auto-disciplinadas em busca da auto-realização e são auto-motivadas e estimulam a motivação das outras pessoas.

 

                                RH.com.br - Maria Inês Felippe






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior