No
ambiente de trabalho, devemos ter um comportamento profissional e ético. Uma boa
imagem criada por este tipo de comportamento, certamente, será sua aliada em
conquistas de posições e credibilidade dentro da empresa.
O que fazer e o que não fazer no
ambiente de trabalho:
Seguem algumas dicas sobre o que é
correto e o que não é correto fazer no dia-a-dia do trabalho:
- No dia-a-dia, é comum usarmos
gírias e, algumas vezes, falar palavrões. Entretanto, este tipo de linguagem não
é recomendado no ambiente de trabalho. Em alguns casos, este vocabulário pode
agredir as pessoas e fazer com que seja atribuída a elas uma imagem de "boca
suja" dentro da empresa.
- Mesmo que esteja de mau humor,
procure não ficar falando de seus problemas, principalmente com pessoas não
muito próximas. A coisa mais chata do mundo é ficar ouvindo os problemas dos
outros, especialmente quando não são amigos íntimos e, às vezes, nem conhecidos.
- Outro ponto importante é no que se
refere à ética profissional. Procure não falar mau do comportamento e muito
menos do desempenho dos seus colegas de trabalho. Esta função de fiscal e de
avaliador deve ser do seu chefe, e não sua.
- Segundo pesquisas realizadas pelo
Grupo Catho, os estagiários faltam, em média, 2,74 vezes por mês no
estágio, e chegam atrasados 10,85 vezes ao mês. Dessa forma, procure sair desta
estatística negativa, faltando e chegando atrasado o mínimo possível.
Telefone
- Ao atender ao telefone, diga seu
departamento e seu nome. Em seguida, cumprimente quem está chamando com "Bom
dia", "Boa tarde" ou "Boa noite".
- Procure não deixar o interlocutor
esperando por mais de um minuto. Caso seja inevitável, pergunte se ele pode
esperar pelo tempo necessário.
- Por mais antipático que o
interlocutor possa ser, seja sempre gentil.
- Se a ligação for para outra pessoa
que não puder atender na hora, pergunte se pode retornar a ligação em dez
minutos, ou quando a pessoa puder. Anote nome, empresa e número de telefone de
quem chamou. Cumpra a promessa que fez ao dizer que ia retornar a ligação, mesmo
que seja apenas para dizer que a pessoa está com a agenda cheia naquele dia e
que só poderá atender ao interlocutor em outra ocasião.
- Se a pessoa pedir para segurar a
ligação por alguns minutos, evite fazer fofocas ou ficar conversando com outras
pessoas enquanto o interlocutor aguarda na linha.
- Se o interlocutor perguntar "Como
vai?", não leve a pergunta ao pé da letra. Diga apenas "Bem, obrigada(o)", mesmo
que naquele dia o mundo tenha caído para você.
- "Quem deseja?" e "Quem gostaria?"
são perguntas indevidas e feias para atender ao telefone. Prefira a frase "Quem
quer falar?".
- Nunca diga que a pessoa não está
depois de perguntar quem quer falar. Primeiramente, informe que a pessoa não
está, depois pergunte o nome de quem quer falar com ela.