O plano
de negócio serve para orientar o empreendedor a iniciar uma atividade econômica
ou expandir o seu negócio numa tomada de decisões estratégica que minimize os
riscos já identificados. Não se trata de alguma receita de bolo e não garante
sucesso empresarial mas, seguramente, diminui, e muito, os riscos de fracasso ou
insucesso.
O plano de negócio pode ser
definido como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir
suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso
desejado, transformando-o num plano de sucesso.
Empreender sem planejar é uma aventura
arriscada que pode dar certo, mas é comparável a um vôo cego em noite de
tempestade.
Você arriscaria o seu dinheiro
e o seu futuro sem um planejamento de negócios?
Intuição e capacidade gerencial são
fatores indispensáveis que, quando reunidos com o conhecimento técnico, ajudam
no sucesso do empreendimento.
O plano de negócio permite
estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de
viabilidade do negócio pretendido, e ainda:
Mas por que elaborar um plano de negócio
O plano de negócio representa uma
oportunidade única para o futuro empreendedor pensar e analisar todas as
facetas de um novo negócio.
A experiência humana demonstra que, com
exceção de alguns gênios e grandes mestres de xadrez, os demais seres humanos
têm limitações para analisar situações que envolvem muitas alternativas e
acabam privilegiando algumas delas em detrimento de outras eventualmente mais
importantes. Esta visão parcial não-sistêmica do negócio é responsável por
grande parte dos fracassos, o que a elaboração do plano de negócio
pretende evitar.
Ele traz os seguintes benefícios para um
negócio:
- reúne as idéias ordenadamente e
permite uma visão de conjunto de todas as alternativas possíveis sobre o negócio,
evitando uma visão incompleta dos problemas e decisões erradas
- impõe a avaliação de crescimento e de
lucro potencial da empresa, bem como as necessidades de recursos materiais,
financeiros e humanos da mesma
- examina as conseqüências de diferentes
estratégias competitivas
- permite que todas as avaliações e
experiências sejam realizadas com base em simulações devidamente registradas,
evitando gastos desnecessários no início das operações
- trata-se de um documento básico e
indispensável na atração de sócios e investidores
- funciona como uma apresentação do negócio
para fornecedores e clientes
- importante ferramenta para a contratação
de empregados, mostrando a correta perspectiva do negócio e as possibilidades
de crescimento
- orienta-os na execução de tarefas de
acordo com as diretrizes definidas para o negócio
A preparação do plano de negócio
é também uma boa oportunidade para testar a motivação, o empenho e o
conhecimento dos sócios, porquanto, cada um deles deve ser responsável por uma
parte do planejamento no que diz respeito a sua área de atuação e as
atividades pelas quais são responsáveis. Depois é só avaliar o desempenho e
os resultados.
O que acontece na prática é a descoberta
da diferença entre envolvimento e comprometimento, isto é, muitos sócios,
antes empolgados, perdem o entusiasmo quando têm que trabalhar duro, e os
experts não mostram serem tão bons quanto aparentavam...
O importante é descobrir as falhas de
todos na fase de preparação do plano de negócio, e não durante a
implementação do negócio ou da oportunidade o que, via de regra, gera conseqüências
irremediáveis.
A preparação deste plano não é tarefa
fácil, e é necessário saber conviver com frustrações quando à idéia que
era aparentemente excelente se mostra inviável.
Objetivos do plano de negócio
Antes de qualquer coisa, o empreendedor
deve definir o objetivo do seu plano de negócio, que não deve ser
confundido com a meta do negócio, ou seja, se o plano se destina ao ordenamento
das idéias e à análise do potencial e da viabilidade do empreendimento ou se
vai servir para obter recursos financeiros por meio de instituições
financeiras ou investidores.
No primeiro caso, ele costuma ser chamado
de plano de negócio operacional, e no segundo, plano de negócio para
obtenção de recursos.
Na sua essência, ele é um só,; muda só
o enfoque. O plano para obter recursos contém mais detalhes no que tange aos
aspectos financeiros, por exemplo.
O detalhamento deste plano depende do tipo
de negócio escolhido e da oportunidade de mercado a ser explorada. Se o negócio
for novo, deve ter mais explicações do que os produtos já existentes e
conhecidos pelo público.
Tanto uma loja de grife quanto uma oficina
mecânica e uma lanchonete fast-food operam com práticas padronizadas e
procedimentos estabelecidos e conhecidos. Na maioria dos casos, isso pode ser
adquirido sob a forma de franquia.
Neste caso, o plano de negócio não
precisa de maiores detalhes. As informações mais importantes são as que dizem
respeito à projeção de vendas e ao planejamento financeiro.
Em outros casos, por meio de estágios ou
de benchmarking em outras empresas do mesmo ramo, é possível criar estratégias
competitivas visando à diferenciação entre os concorrentes já estabelecidos.
Quanto mais inovador o negócio, mais difícil
é convencer sócios, investidores, empregados, fornecedores e clientes da sua
viabilidade. Neste caso, um bom plano de negócio é fundamental para dar
a credibilidade necessária a sua aceitação, principalmente em relação à análise
dos riscos e das ações para minimizá-los.
Lembretes na elaboração do
plano de negócio
Na elaboração do plano de negócio,
existem algumas diretrizes básicas para obter o sucesso pretendido:
1. O plano deve ser o mais
conciso possível, sem comprometer o seu conteúdo e sem omitir detalhes
importantes; cuidado para não "encher lingüiça" ou ser
excessivamente técnico.
2. O plano deve abranger
todos os pontos importantes do negócio.
3. O plano deve se
concentrar na primeira etapa do desenvolvimento do negócio, isto é, definir
prioridades.
4. O plano deve conter
informações consistentes; evite "chutes" e divagações e consulte técnicos
da área.
5. O plano deve conter projeções
realísticas, isto é, evite o erro comum de projetar as vendas com base na
capacidade produtiva do negócio; deve ser baseado na avaliação do mercado.
Sua produção, se for o caso, deve ser projetada com base na previsão de
vendas, e nunca o contrário.
6. O plano deve mostrar a
capacidade empreendedora, a experiência e o conhecimento dos sócios e o
comprometimento financeiro exigido pelo negócio.
Convém não esquecer que a premissa básica
de qualquer plano é o correto estabelecimento de metas específicas, mensuráveis,
alcançáveis, relevantes e com horizontes temporais definidos.
Daí a probabilidade de sucesso do negócio
é bastante grande.
Roteiro simplificado para um
plano de negócios orientado para resultados
Parte 1
Caracterização da empresa - razão
social, nome fantasia, produtos ou serviços, localização, área necessária
etc.
Parte 2
Aspectos mercadológicos
Mercado consumidor
Concorrência
Fornecedores
Políticas de comercialização
Previsão de vendas
Estratégia mercadológica
Parte 3
Aspectos de produção
Turno de trabalho
Instalações
Equipamentos e ferramentas
Tecnologia
Parte 4
Aspectos financeiros
Política de compras
Política de estoques
Investimento fixo - instalações,
equipamentos, móveis e utensílios, veículos etc
Pessoal - salários, encargos sociais, número
de empregados
Composição e estrutura de custos
Determinação de preços e margem líquida
Aspectos fiscais e tributários
Necessidade de capital de giro
Ponto de equilíbrio de caixa
Retorno do investimento
Lucratividade e rentabilidade
Plínio José Figueiredo
Ferreira
* Plínio José Figueiredo Ferreira é diretor e consultor da Habilitas
Consultoria e Serviços/
E-mail: habilitas@habilitas.com.br