Você terá, mais
cedo ou mais tarde, que lidar com algum tipo de conflito. Pode ser em um
relacionamento profissional, amoroso ou familiar, o importante é saber como
enfrentar a situação da melhor maneira possível.
O conflito, em
si, não é de todo mal. Está normalmente relacionado com os interesses ou idéias
que são importantes para cada uma das partes envolvidas e surge devido aos
diferentes pontos de vista que duas ou mais pessoas têm sobre determiando
assunto.
Desde que duas ou
mais pessoas não vêem o mundo da mesma forma, é normal o surgimento de uma
controvérsia ou desacordo. Qualquer um que concordar com você o tempo todo,
provavelmente estará falando aquilo que você está querendo ouvir e não o que
ela realmente acredita. A razão básica do conflito receber o rótulo de algo
ruim é devido aos aspectos emocionais que surgem com ele.
De uma forma
geral, existem três principais áreas organizacionais onde pode ocorrer algum
tipo de conflito. Embora existam similaridades entre essas áreas, cada uma pode
apresentar diferenças, dependendo do cenário onde o conflito se estabelece.
Conflito em
relações interpessoais: Como as que ocorrem no ambiente interno das
organizações entre seus colaboradores, gerando conflitos muitas vezes
ignorados pelos gestores. Como exemplo, podemos citar alguém que normalmente é
alegre e otimista e, repentinamente, começa a se comportar de maneira estranha
e diferente, evitando contato com seus superiores, colegas e subordinados.
Conflito em
reuniões ou encontros: Podem ser altamente disfuncionais para a obtenção
de resultados esperados, mas também podem ser de grande valia. É bom lembrar
que conflitos são simplesmente diferenças de pontos de vista sobre
o mesmo objeto. Se uma pessoa apresenta um ponto de vista diferente do grupo,
pode não significar uma discordância e sim uma questão relevante para ser
refletida pelos demais e que poderá ser absorvida por todos. Contudo, se a
pessoa passar do ponto de discordância para um ponto de irredutibilidade
constante, deve-se adotar procedimentos adequados de gestão de conflitos para
solucionar o impasse.
Conflito em
negociações: Quando se está negociando com seus clientes, fornecedores,
parceiros em alianças estratégicas ou mesmo com seus colaboradores internos,
é de suma importância manter em mente a idéia de que ambas as partes estão
procurando por uma solução ganha-ganha. Ninguém gosta de sentir como se
estivesse dando algo sem uma contrapartida da outra parte, em igual proporção
de valor. De fato, a maioria dos conflitos surge porque uma das partes sente que
a outra está levando alguma vantagem desproporcional. Um bom sistema de gestão
de conflitos envolve um conjunto de práticas, que podem ser divididas em dois
grandes grupos: praticas preventivas e corretivas.
Por sistema de
gestão de conflitos entende-se: um conjunto de ações integradas de diagnóstico
das fontes de conflito, bem como a aplicação de melhores práticas e
metodologias colaborativas de prevenção e correção dos conflitos, visando
gerar uma eficaz governança organizacional.
Ações
preventivas objetivam criar condições ambientais favoráveis à minimização
dos conflitos interpessoais, através da implementação de melhores práticas,
que resultam em acordos prévios fortemente negociados, em decisões estratégicas,
táticas e operacionais, que envolvam os colaboradores e/ou as partes
interessadas (stakeholders).
Ações
corretivas são aquelas aplicadas quando o conflito já está estabelecido e
resultam em um acordo negociado através da mediação ou conciliação. Na
impossibilidade de obter-se um acordo, o conflito só poderá ser resolvido
através de Arbitragem ou Justiça Estatal.
O tratamento
inadequado de um conflito no ambiente intra e interorganizacional poderá gerar
violência, insubordinação e outras graves disfunções organizacionais. A
chave para
gerir conflitos é desenvolver as competências básicas necessárias para
implementação de um bom sistema de gestão de conflitos.
Irani Cavagnoli
*Irani
Cavagnoli é Diretor da Câmara de Mediação, Arbitragem e Perícia dos
Economistas CAMAPEC Conselheiro, Mediador e Árbitro Conselho Arbitral do Estado
de São Paulo - CAESP. Consultor especializado em Gestão de Conflitos,
Facilitation (Group Interactive Events), Métodos Alternativos para a Solução
das Controvérsias (Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem) e
Corporate Coaching. Irani ministrará um workshop sobre este assunto no dia 25
de abril, pela Todeschi & Guimarães Treinamento, em São Paulo/SP.