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O Corpo Fala - Entenda Seu Vocabulário |
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A linguagem do corpo é uma maneira misteriosa e não-verbal das pessoas
comunicarem inconscientemente o que estão realmente pensando. A importância
dessa linguagem corporal para os profissionais de vendas reside no fato de
que muitos clientes, na verdade, têm inseguranças ou relutam em comunicar
abertamente suas intenções. Então você tem que basear-se no corpo para
compreender o que as palavras não estão dizendo.
O que torna a linguagem não-verbal complicada é que ela deve ser
considerada dentro do contexto da situação e do seu relacionamento com o
cliente. Também são importantes as características pessoais de
comportamento.
Peguemos como exemplo um prospect que esteja de braços cruzados: se fosse
um tipo ‘analítico’, isso não me incomodaria muito. Agora, se alguém
do estilo ‘amigável’ fizer isso, com certeza podemos recomendar certa
cautela.
E se o prospect estiver rígido e inflexível? Algumas pessoas podem agir
naturalmente dessa maneira, mas se for alguém do tipo ‘expressivo’, e
ele estiver se fechando todo, ficando cada vez mais passivo ou rígido, mais
uma vez recomendamos cautela.
Tendo dito isto, aqui estão algumas regras básicas - apresentadas por Tim
Connor, presidente do Connor Resource Group, amplamente aceitas, de tipos
comuns de comportamento (e o que significam - ou seja, o que o cliente está
pensando ou sentindo):
Abertura
- Mãos abertas
- Tirar o casaco, paletó
- Aproximar-se
- Inclinar-se para a frente
- Descruzar as pernas
- Braços cruzados suavemente sobre as pernas |
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Entusiasmo
- Pequenos sorrisos ou risadas
- Corpo firme e ereto
- Mãos abertas, braços estendidos, olhos alertas
- Voz bem modulada e com energia |
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Defesa
- Corpo rígido
- Braços/pernas cruzados fortemente
- Contato visual reduzido
- Lábios contraídos
- Cabeça baixa, com queixo sobre o peito
- Punhos cerrados
- Dedos entrelaçados sobre braços cruzados
- Jogar-se para trás na cadeira |
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Raiva
- Corpo rígido
- Punhos cerrados
- Lábios fechados com força
- Contato visual continuado
- Pupilas dilatadas
- Cenho franzido
- Respiração rápida |
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Alerta
- Inclinar-se para a frente
- Colocar as mãos sobre as coxas
- Corpo relaxado mas rosto alerta
- Ficar em pé com mãos na cintura, pés levemente separados |
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Avaliação
- Cabeça levemente inclinada para o lado
- Sentar na ponta da cadeira e inclinar-se para a frente
- Mão na parte da frente do queixo ou na bochecha
- Coçar o queixo ou a barba |
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Nervosismo
- Limpar a garganta
- Morder (lábios, unha, dedo, etc.)
- Cobrir a boca quando fala
- Puxar o lóbulo da orelha
- Abrir os olhos
- Caretas
- Contorcer mãos ou lábios
- Boca entreaberta
- Brincar com objetos
- Ficar trocando o peso de uma perna para a outra (quando em pé)
- Tamborilar dedos
- Ficar mexendo o pé
- Assobiar |
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Rejeição
ou dúvida
- Coçar o nariz
- Coçar os olhos
- Franzir o cenho
- Pernas e braços cruzados
- Corpo em posição de ‘fuga’
- Limpar a garganta
- Esfregar as mãos
- Levantar as sobrancelhas |
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Suspeita
- Pouco contato visual
- Resistência a olhar ‘olho no olho’
- Ficar olhando para os lados ou por sobre o ombro
- Coçar o nariz
- Ficar olhando por sobre os óculos |
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Confiança,
autoridade
- Jogar-se para trás na cadeira com as mãos atrás da cabeça
- Postura orgulhosa
- Cabeça alta, com queixo levantado
- Contato visual firme, sem piscar |
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Precisando
ser reconfortado
- Ficar beliscando a mão
- Esfregar gentilmente um objeto pessoal (anel, relógio, etc.)
- Roer unhas
- Examinar as cutículas |
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Frustração
- Mãos apertadas firmemente
- Balançar punhos fechados
- Respiração curta porém controlada
- Olha ‘através’ de você
- Passar as mãos no cabelo
- Bater os pés no chão |
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Chateado,
indiferente
- Mãos ‘segurando’ a cabeça
- Olhos sonolentos
- Postura relaxada demais (largada)
- Ficar mexendo com pés, mãos, dedos
- Balançar as pernas
- Olhar vazio
- Pouco contato visual
- Boca ‘mole’ |
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Lembre-se: a linguagem corporal por si só conta somente uma parte da
história. Você deve misturar isso com o conhecimento do ‘jeito’ do
cliente (como se comporta, que tipo de pessoa é, etc.), e só então
decidir que atitude tomar.
Este é também um excelente exercício em grupo. Reuna-se com outros
vendedores e discutam que tipo de resistência encontram normalmente.
Como é que os clientes reagem fisicamente? Em que parte da venda isso
geralmente ocorre? Como lidar positivamente, e de maneira eficiente, com
essa situação?
Só de falar sobre o assunto já dá uma reunião motivadora - e muitas
dicas interessantes podem aparecer.
E da próxima vez que alguém disser que ouvir é a parte mais importante da
venda, lembre-se que o corpo fala também.
Raul Candeloro
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