O mundo mudou, o Brasil mudou, o mercado mudou, o cliente mudou. Empresas e pessoas precisam ter, agora, a ousadia de mudar. E para mudar, é preciso ter a ousadia de ousar.
O primeiro passo filosófico para ousar é ter a coragem de perguntar: "Por que não?" É ter a coragem de pensar, testar e fazer coisas que eram tidas como absurdas ou totalmente impossíveis de serem pensadas, testadas ou feitas há anos atrás, meses atrás ou mesmo dias atrás.
Quem poderia imaginar VARIG e TAM juntas? Quem poderia imaginar Brahma e Antarctica juntas? Sony e Ericsson juntas? Reunir-se e unir-se a antigos e tradicionais concorrentes; propor parcerias tanto para os negócios atuais como futuros é fundamental para o sucesso daqui para frente. Assim, para otimizar custos, executar com firmeza e consistência uma política de caixa, reduzir estoques, desonerar ativos, aumentar vendas e participação de mercado com resultados é preciso ter a ousadia de ousar e a coragem de perguntar Por que não?
Se fizermos as coisas como sempre fizermos, obteremos os resultados que sempre obtivemos e os resultados que sempre obtivemos não nos bastam mais. É preciso inovar. É preciso ousar.
O mundo vive esta "crise" que significa "passagem", "mudança" – A origem da palavra "crise" é a mesma de "crivo" de um chuveiro – "cri" (grego) é passagem, mudança. Na mudança, na "passagem" é preciso ter a coragem de "fazer a passagem" e "realizar a mudança".
Portanto, é preciso ousar.
Pense se você, como empresário, executivo, funcionário ou mesmo como pessoa tem sido suficientemente ousado neste mundo onde só quem tiver a ousadia de ousar vencerá. Pense no que e onde você poderia ousar mais.
Que novas parcerias, propostas, produtos, conceitos, poderia propor, produzir, mudar? Com quem (pessoas ou empresas) poderia se unir? Pense nisso. Sucesso!
Luiz Marins