As empresas
já perceberam que a sua produtividade está diretamente relacionada com o
bem-estar de seus colaboradores. E para manter seus funcionários produzindo,
está valendo quase tudo: shows, palestras, apresentações de teatro, exercícios
de alongamento, aulas de artes marciais, sessões de massagem. "O efeito é
a longo prazo e estas iniciativas melhoram o relacionamento entre os funcionários",
garante o gerente de comunicação do Operador Nacional de Sistema Elétrico,
Tristão Alencar. "A mais recente atividade que realizamos aqui na empresa
foi uma peça teatral exibida para cerca de 50 funcionários. Tratava-se de uma
comédia sobre preconceito, relação entre trabalho e família e mudanças de
atitudes."
A IBM, por exemplo, oferece aos seus
funcionários um programa de motivação desde o início de 2002, e tem notado
um crescimento nos resultados dos colaboradores e, conseqüentemente, da
empresa. "Criamos vários programas para motivar nossos funcionários,
entre eles o Star Bem, que oferece aos colaboradores sessões de shiatsu,
consultas com nutricionistas e aulas de ginástica matutinas, tudo para melhorar
a qualidade de vida dos funcionários", conta Edmundo Fornasari, gerente de
marketing da empresa.
Este trabalho, chamado por alguns
especialistas da área de recursos humanos de endomarketing, vem desbancando o
sistema tradicional de gerenciamento, e tem como principal objetivo privilegiar
o ser humano dentro da organização. Mas para que ele funcione adequadamente,
é necessário levar em conta alguns aspectos diretamente relacionados ao
trabalho: o que fazer, como fazer e o que receber. "Resumindo: seria mudar
a rotina por meio do trabalho em grupo, com o reconhecimento e a valorização
da gerência", explica o consultor de Recursos Humanos Idalberto Chiavenato.
Deepark Chopra, um dos maiores experts em
maximização do potencial humano nos Estados Unidos, acredita que "o fenômeno
que desperta a consciência para a liderança é o sucesso" e que "a
espiritualidade nas empresas pode ser obtida quando o funcionário produz mais e
com mais prazer". Numa entrevista coletiva dada recentemente à imprensa em
sua vinda ao Brasil, Deepark afirmou que a economia da empresa está diretamente
relacionada com a educação e a criatividade. "E o combustível de tudo
isso é a motivação".
Ana Paula Ruiz
Ana Paula Ruiz é a jornalista
responsável pelo jornal Carreira & Sucesso.