Muitas questões poderiam ser resolvidas se a
comunicação fosse aperfeiçoada. Expressões faciais, a linguagem
corporal, palavras inadequadas ou tentativas em vão de poupar os
sentimentos das pessoas são alguns dos responsáveis pelas falhas na
comunicação interpessoal.
Independentemente de seu método de comunicação ser verbal, escrito,
direto ou à distância, a forma como você se expressa irá influenciar o
recebimento de sua mensagem. Reduza seus conflitos provocados pela comunicação
utilizando as etapas a seguir:
1 - Elimine a linguagem negativa. Ela,
por si só, causa conflito e confronto em situações em que não há a
menor necessidade. Ela pode assumir um tom de reprovação ou ser
interpretada como sarcástica ou condescendente. Frases ou palavras
tipicamente negativas incluem expressões que implicam descaso, mentira ou
ignorância. A linguagem negativa inclui: não posso / não vou / falhei /
ignorei / reclamei de / tive que / deveria / sempre / nunca.
2 - Substitua a linguagem negativa
pela positiva, cujo o objetivo é salientar o que pode ser feito,
alternativas e escolhas. A linguagem positiva enfatiza ações e conseqüências
positivas, em vez de antecipações negativas. A linguagem positiva inclui:
Se... então / sugestão / opção / concordo / excelente / bem-vindo /
benefício / afirmações na 1ª pessoa do singular.