Você já deve ter visto o questionário em livros ou seminários sobre como lidar com o stress. Tudo começa com uma lista de eventos negativos que variam de levemente inconvenientes até grandes tragédias. Cada evento tem um valor numérico, com os inconvenientes recebendo números baixos e as piores tragédias chegando até 100 pontos.
Aí você soma todas as coisas ‘estressantes’ que aconteceram no ano passado - se esse número passar de 100, é melhor prestar atenção e cortar algumas coisas, porque você está estressado!
O problema é que a maioria das pessoas chega facilmente aos 100 pontos, e algumas chegam aos 1000! Parece que estamos condenados a uma vida dentro de uma panela de pressão. Eu sei que isso não deve ser nenhuma novidade para os profissionais de venda, mas a vida hoje acontece num ambiente altamente estressante!
Muitas vezes não existe nada que possa ser feito nessas circunstâncias. Por mais genial que seja a idéia, passar 3 meses em Aruba não é uma opção para a maioria de nós.
Então como podemos reduzir o stress, mesmo quando não dá para consertar as circunstâncias? Segundo Steve Simms, autor de Mindrobics (ainda sem tradução no Brasil), as chaves para um programa genuíno, eficiente e de longo prazo para a redução do stress podem ser descobertas se estudarmos as 7 características de pessoas em paz consigo mesmas (sem stress):
1 - Pessoas em paz são mentalmente fortes: Elas mantêm sua paz interior resistindo - e descartando - seus pensamentos que causam ansiedade. Não que elas enfiem a cabeça em buracos. Pessoas em paz lidam com as realidades negativas da vida, mas não ficam ‘nadando’ nelas. Fazem o que podem, e então arremessam medo, preocupação, frustração, desapontamento, ressentimento, auto-piedade, depressão e outros ‘monstrinhos’ para fora de suas
mentes!
2 - Pessoas em paz limitam sua responsabilidade: Elas se demitiram do cargo de diretor geral do Universo. Entendem que não podem controlar os pensamentos e atos de todo mundo. Pessoas em paz assumem a total responsabilidade pelos seus próprios pensamentos, palavras, atos e comportamentos. E nada
mais!
3 - Pessoas em paz aprendem e usam técnicas de eficiência: Elas organizam, delegam, evitam a procrastinação, sabem quando dizer ‘não’, têm prioridades claras, evitam o perfeccionismo e administram seu tempo. Resumindo, pessoas em paz trabalham de maneira
inteligente.
4 - Pessoas em paz têm pausas físicas e mentais: Elas sabem como relaxar, sossegar, brincar, jogar, divertir-se, parar e olhar as árvores crescerem. Não é que gastem horas do dia tentando evitar o trabalho, mas sim que fazem pausas para ‘afiar’ suas armas mentais e emocionais. Às vezes até mesmo saem de férias!
5 - Pessoas em paz não perseguem coelhos: Elas não abandonam um tarefa de alta prioridade para resolver problemas urgentes mas de baixa
prioridade.
6 - Pessoas em paz focam em um pedaço por vez: Você já viu essas pessoas que misturam milho, ervilhas, carne e purê de batatas de uma só vez na boca? Que gosto será que tem? Aposto que elas não tem a mínima idéia. É simplesmente uma gororoba. Embora poucos de nós comam dessa maneira, é exatamente assim que muitos de nós vivemos, entupindo-nos de tudo ao mesmo tempo agora. Pessoas em paz vivem em compartimentos. Quando elas estão fazendo uma coisa, elas não estão pensando em outra. Pessoas em paz tem
foco.
7 - Pessoas em paz acreditam em si próprias: Como você se sentiria a 40.000 pés num avião sem piloto? É isso que sentem as pessoas que não acreditam em si mesmas. Pessoas em paz evitam essa sensação. Elas nutrem e desenvolvem essa confiança quase espiritual, e a sensação de paz que ela produz.
Talvez você não possa ‘desestressar’ o ambiente em que vive, mas com certeza você pode ‘desestressar’ sua mente e suas emoções desenvolvendo estas 7 características.
Relaxe agora e aproveite – recarregue suas baterias para 2003, que promete ser um grande ano.
Raúl Candeloro é palestrante e editor da revista VendaMais®, além de autor dos livros Venda Mais, Negócio Fechado e Correndo pro Abraço. Responsável pelo site VendaMais®.