Ninguém gosta de ser mal atendido ao telefone, muito
menos o cliente. Pensando nisso, muitas empresas e entidades oferecem cursos de
um aparelho tão comum nos dias de hoje. "Todos os funcionários de um
comércio, por exemplo, têm de saber atender bem um cliente ao telefone. Até
os que não tem essa obrigação, ás vezes são requisitados ao telefone,
então devem estar preparados para isso", afirma o diretor da Reisner,
Francisco Reisner, que ministra cursos para atendimento profissional ao
telefone.
Segundo ele, alguns aspectos devem ser levados em
consideração ao atender um cliente ao telefone. "A falta da imagem e do
contato pessoal dificulta a comunicação. Os dois estão com as atenções
divididas em ambientes distintos, por isso o cliente tem de entender o que o
funcionário está dizendo e se sentir importante para a empresa", afirma.
Reisner dá algumas dicas para quem vai atender ao
telefone profissionalmente. "Não se deve deixar o cliente esperando por um
tempo muito longo, é melhor explicar o motivo de não poder atendê-lo e
retornar a ligação em seguida. Ele não deve ser interrompido e o funcionário
tem de se dedicar para, no caso de ter de explicar como é um, produto ou
serviço, ser claro sobre o que está falando." Outro ponto importante
segundo ele, é atender às necessidades do cliente."Se ele quiser algo que
não tem, é importante oferecer alternativas para esse cliente, ele pode se
interessar por outra coisa", afirma.
Educação - Ser côrtes também é fundamental.
"Cumprimentar com um bom-dia ou boa-tarde, dizer seu nome e o nome da
empresa são atitudes essenciais. Isso torna a conversa mais pessoal."
Perguntar o nome do cliente e chamá-lo assim também dá a sensação de que
ele é importante para a empresa.
Reisner brinca que o "atendente" tem que ter um
sorriso na voz. "A voz é um espelho do estado de espírito de quem fala.
Se o funcionário estiver mal-humorado, vai transmitir isso ao cliente",
afirma.
Outro ponto importante é não desligar o telefone
"na cara" do cliente. "O funcionário da empresa deve esperar o
cliente desligar primeiro. Isso garante que ele não vá cortar o cliente e, se
ele quiser complementar alguma questão, terá tempo de retornar a
conversa."
Fonte: O Estado de São Paulo