Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Como Se Vestir Adequadamente

        Para amenizar a situação delicada entre o que vestir, quando vestir e como vestir, segue como sugestão a leitura de revistas especializadas em Moda e Tendências. Folheando-as com atenção poderemos ter idéia do que imaginamos e queremos. É bom salientar que a indumentária tem forte poder de influência nos contatos sociais e profissionais. Sendo assim, cada pessoa deve se vestir de acordo com os seus interesses e com o mundo em que vive.

        Para que a aparência pessoal seja positiva, além do bom gosto, bom senso e de alguns critérios que geram despesas, é preciso dispor de tempo para pesquisar não só as marcas, mas também os preços.

        É importante estar bem vestido e preparado para situações esperadas como também para eventuais imprevistos.

        Tenha prazer e se dê ao luxo de ficar algum tempo diante do espelho curtindo este ritual de bem-estar e satisfação da arte de se vestir bem. Você não pode estar bem vestido se não estiver bem arrumado.

        Vestir-se é um estado de espírito, portanto, todo cuidado é pouco para que nos dias de tristeza, depressão, mau humor ou irritação não comprometam a aparência. Policie-se para não pecar e nem exagerar.


        # COMO ESTAR BEM VESTIDO #

        Toda pessoa bem vestida:

  • tem melhor performance
  • impõe respeito
  • é bem tratada e bem atendida
  • recebe atendimento preferencial


    # VESTUÁRIO E TIPO FÍSICO #

    Cada pessoa se veste como pode, como gosta e como se sente bem, desde que leve em consideração:

    - seu tipo físico
    - sua idade
    - sua personalidade

    É importante também avaliar:

    - cor da pele, dos cabelos e dos olhos
    - senso crítico
    - bom gosto
    - poder aquisitivo

    E a vestimenta também muda de acordo com:

    - a situação
    - o lugar
    - o horário
    - a companhia

        Existem roupas apropriadas para o dia, para a noite, para festas, para o trabalho, assim como para as respectivas estações do ano, portanto, um mínimo de sensibilidade sempre ajuda numa escolha correta e feliz.

        A preocupação de muitas mulheres e homens é estar na moda. Moda: a moda muda! Vem e vai.

        Varia de acordo com o meio social, com o país, com o Estado ou com a região.

        Geralmente é inspirada em alguma personalidade, algo ou alguém.

        Estar na moda nem sempre significa estar atualizado.

        Senso e bom gosto são ingredientes básicos que nunca sairão de moda. Um blaiser, uma pantalona, um tailleur, uma saia à altura do joelho, uma calça de pregas estarão sempre na moda.

        Roupas simples podem ser transformadas e valorizadas com o uso de acessórios adequados, desde que usados com propósito.


        # SENSUAL X VULGAR #

        Há uma grande diferença entre parecer sensual e vulgar na forma de se vestir.

        Uma roupa sensual, seja marcada por um decote, corte, caimento, cor, transparência ou modelo, não compromete a integridade e a moral de quem a veste, desde que combine com a personalidade, o estilo e o jeito de ser de quem usa.

        A postura correta, o andar tranqüilo e os movimentos harmoniosos valorizarão todo o conjunto, que não deve ser julgado separadamente. Uma roupa com um detalhe comprometedor em evidência, como saia ou vestidos excessivamente curtos, decotes extravagantes, cores berrantes ou transparências do tipo segunda pele podem vulgarizar uma pessoa que não tenha estes requisitos, principalmente se ela não equilibrar o visual com um penteado e uma maquiagem adequada.

        Com uma roupa de modelo ousado, a maquiagem e o penteado devem ser discretos. Tudo para manter o equilíbrio e para que um não comprometa o outro.

        Sensual é insinuar sem mostrar. Tudo o que fica gratuitamente exposto perde a graça. Uma saia com abertura que mostra e, ao mesmo tempo, esconde as pernas de uma mulher enquanto ela caminha cria um ar de sedução e curiosidade. Uma saída triunfal da praia ou piscina envolvendo nos quadrís uma canga é muito mais sensual do que uma mulher que atravessa a rua ou vai ao mercado com pernas, barriga e quase tudo à mostra.

        Com uma mini-saia, uma blusinha discreta; nunca pernas, barriga e braços expostos. Tente manter o equilíbrio para não despertar segundas intenções.


        # ROUPA E ELEGÂNCIA #

        A roupa deve estar diretamente ligada aos fenômenos sócio-culturais, políticos, econômicos e psicológicos da pessoa, além de oferecer bem-estar e satisfação interior. Esta tarefa se torna fácil quando se tem o auxílio da democracia da moda e quando se tem certos cuidados com corpo, mente e espírito.

        Ser elegante não é só se preocupar com o vestir, uma vez que a elegância é o foco externo da forma de vestir; viver em estado de elegância é questão de inteligência e sensibilidade. A elegância na indumentária requer considerações como tipo físico, idade, tipo de personalidade, estilo de ser e de viver, ocasião, situação, lugar, clima, horário...

        A elegância é um conjunto harmonioso de gestos, atitudes, expressões, palavras, tom de voz, procedimentos civilizados, normas de conduta, postura física e de vida, bom gosto, senso, discrição...

        # GUARDA-ROUPA BÁSICO #

        Para manter um guarda-roupa prático, econômico e equilibrado, preste atenção nos seguintes detalhes:

        - um guarda-roupa básico é baseado numa cor básica, neutra -- deve ser complementado por echarpes, blusas e acessórios que realçam e valorizam a roupa

        - roupas de cores discretas

        - roupas de cores escuras, que sujam bem menos do que as cores claras


        # CORES #

        As cores básicas são:

        Cinza
        Em especial o cinza chumbo, que pode ser usado em todas as estações do ano e é facilmente transformado com o uso de acessórios. Há diversas tonalidades desta cor, de fácil combinação com o preto e o azul marinho.

        Preto
        A cor básica e preferida pela maioria das pessoas. Combina com todas as cores e dá a impressão de emagrecer a silhueta, aparentando uma certa elegância.
        É importante experimentar uma peça de roupa desta cor durante o dia para se certificar a respeito da palidez que ela pode causar por conta do seu tipo de pele.
        O preto é uma cor permitida também no verão, desde que em tecidos, cortes e modelos apropriados.
        O preto é vedete na noite.

        Bege
        As peças dessa cor se sujam com muita facilidade, assim como todas as roupas de cores claras. É a cor menos flexível para a noite. É alternativa para o guarda-roupa de verão e é de fácil combinação com acessórios nas cores preto e marrom.

        Marrom
        É a cor menos prática das consideradas básicas e não muito apropriada para a noite. De fácil combinação com o bege e o preto.

        Azul marinho
        Cor sóbria, clássica e preferida pela maioria dos homens e mulheres de negócios.

        Branco
        Cor básica, alternativa e complementar. Os acessórios desta cor podem fazer um contraste perigoso, dando um efeito negativo a sua produção. Nem sempre, como muitas mulheres imaginam o branco combina com o preto. 

        Você pode:
  
     - usar um vestido branco com uma bolsa preta
        Mas evite:
        - usar uma roupa preta com uma bolsa branca.
        - usar roupa preta com meias brancas
        - usar roupa preta com sapato branco ou marrom


        # ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE SE PRODUZIR #

  • Use no máximo três tons de cores diferentes.
  • Estando com uns quilinhos a mais, evite roupas justas, coladas no corpo ou decotes extravagantes.
  • Certifique-se que o seu blazer não termina exatamente no comprimento da saia ou do vestido; deixe que a saia ou o vestido tenha pelo menos quatro dedos de destaque com relação ao blazer.
  • Evite usar calça de cintura alta com top ou mini-blusa, pois essa combinação dá a ilusão de maior comprimento das pernas, diminuindo a parte superior do corpo.
  • Abrigos de moletom só devem ser usados para a prática de exercícios.
  • Cuidado com estampas diferentes; tente manter o equilíbrio usando um tom neutro para contrabalancear.
  • Evite deixar as alças do sutiã aparecendo quando usar blusa ou vestidos de alça fina.
  • Não use sapatos brancos ou marrons com roupa preta.
  • Roxo só combina com preto ou branco; não use com outra cor.
  • Com calças muito justas ou vestidos colados no corpo, evite o uso de lingerir marcante que chame muita atenção.

 

Lívio Callado
Carreira & Sucesso - Catho

 

Lívio Callado é consultor especializado em Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e proprietário da Essence Ética & Etiqueta.






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior