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   Simpatia, Empatia e Antipatia

        Com a globalização e os avanços da tecnologia não basta ter sucesso: é preciso se sentir, acima de tudo, realizado. Atualmente, o mercado exige mais do que um diploma, qualificações pessoais e profissionais, experiência profissional, pós-graduação. Cada vez mais exige-se traquejo no que diz respeito à arte de se relacionar com o próximo.

        Para que isso aconteça é preciso, primeiramente, se sentir satisfeito, feliz, confiante e seguro.
A espontaneidade deve ser policiada para não se tornar uma pessoa inconveniente, pois toda pessoa que se diz espontânea ao extremo, dizendo tudo o que o que acha ou pensa, acaba se comprometendo.

        A convivência faz com que as pessoas percam o respeito uma pelas outras.
Não basta apenas se policiar para não magoar ou ferir os sentimentos alheios; é necessário fazer, sempre que possível, uma avaliação da sua conduta, pensamentos e procedimentos, e tirar proveito até mesmo de situações delicadas.

        Tanto a simpatia quanto a empatia ou a antipatia são reflexos de nossas atitudes. Os gestos, expressões, trejeitos ou tom de voz empregados em determinadas situações podem passar de forma negativa ou positiva a impressão de simpatia, empatia ou antipatia.


        A Simpatia

        A simpatia está diretamente ligada à maneira simples, sincera e delicada de tratar uma pessoa com naturalidade e satisfação.

        Ninguém se torna ou é considerado simpático de uma hora para outra; é como uma semente que, quando lançada ao solo, deve ser regada com amor, carinho, respeito e dignidade.

        Colhemos aquilo que plantamos e, neste caso, a colheita será de bons frutos e excelentes relacionamentos. Quando nos tornamos queridos pelos colegas de trabalho, temos a certeza de contar com uma torcida organizada a nosso favor.

        O carisma se torna fundamental na arte dos relacionamentos interpessoais e para o sucesso da etiqueta empresarial, independentemente da área em que se atua ou da profissão que se exerce, desde a porta de entrada da instituição à diretoria.

        Toda pessoa simpática é carismática por natureza. Tem o dom de conquistar, marca presença, é querida e admirada. O carisma que expressa está diretamente ligado ao brilho do olhar e à expressão fisionômica leve e tranqüila. O sorriso é complementado no ato de saber lidar com sentimentos, desejos e necessidades alheias. Carisma é magia e sedução. É uma vibração positiva, que encanta e cativa. Muitas vezes, quando nos identificamos com uma pessoa prestativa, numa situação social ou profissional, sentimo-nos gratos e temos a nítida impressão de que já conhecemos aquela pessoas de algum outro lugar.

        A Empatia

        A empatia, como já tenho dito em artigos anteriores, é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo. Para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo.

        A Antipatia

        A antipatia pode gerar uma série de conseqüências desagradáveis e desfavoráveis para quem a transmite, podendo até mesmo afastar as pessoas. É preciso, acima de tudo, nesta situação, aliviar a expressão facial, evitando ao máximo franzir a testa ou conservar um olhar semi-serrado, devendo também tomar cuidado para não se tornar arrogante, prepotente, indesejado, artificial ou robotizado.
A timidez excessiva, seguida de isolamento por uma pessoa que se fecha para si mesma por sentir dificuldades, insegurança ou inferioridade ao lidar com o próximo, também poderá transparecer anti-socialismo, uma certa arrogância ou antipatia gratuita.

        Ser simpático, carismático, atencioso, prestativo e educado é dever de todos, em qualquer momento, situação ou lugar, seja na vida social ou profissional.
Mantenha sempre um carinho especial pelo que faz, assim como para quem faz.

''Somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou bem, como também somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou mal.''

* Lívio Callado
Carreira & Sucesso - Catho

 

* Lívio Callado é consultor especializado em Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e proprietário da Essence Ética & Etiqueta. Já realizou consultoria para empresas como Telesp, Metrô, Yamaha, Hospital Sírio Libanês, Qualimax, HP e Banespa, entre outras. É colaborador de diversos jornais e revistas e escreve semanalmente para o jornal Carreira & Sucesso. Mensagens para o colunista deverão ser encaminhadas para o e-mail anaruiz@catho.com.br






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