• Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar
chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. ''A pessoa do outro lado
da linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção'', diz
a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.
• Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.
• Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção,
capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou
não. A voz deve ser alegre, clara , calorosa e em bom-tom - nem alta , nem
baixa demais.
• Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o
nome da pessoas que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com
letra legível, é claro.
• Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião
- a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale
para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
• Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se
for namorar.
• Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo
telefone.
• Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem
deixou recado.
• Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a
conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se
esqueça de retornar a ligação.
• Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com
alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada
de gestos, caretas ou comentários tampando o bocal. Pega mal. Quem ouve a
conversa deve literalmente, ficar surdo e depois mudo.
• Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que
está ocupado e que retornará a ligação depois.
• Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é
de quem telefonou.
• Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de
modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de
telefone.
Adriana Gomes
Consultora vice-presidente do
Grupo Catho