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   Boas Maneiras ao Telefone

• Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. ''A pessoa do outro lado da linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção'', diz a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.

• Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.

• Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara , calorosa e em bom-tom - nem alta , nem baixa demais.

• Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoas que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.

• Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião - a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.

• Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.

• Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.

• Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.

• Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.

• Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tampando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve literalmente, ficar surdo e depois mudo.

• Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.

• Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.

• Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone.

 

Adriana Gomes

Consultora vice-presidente do Grupo Catho






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