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Evite chamar outras pessoas aos gritos, falar muito alto ou rir
escandalosamente. Além de pegar mal, atrapalha a concentração
de todos no escritório.
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Respeite a privacidade dos outros. Nunca mexa em objetos ou leia
documentos alheios. ''Se pedir algo emprestado, mesmo que seja uma
simples caneta, devolva logo para não ser visto como uma pessoa
descuidada'', aconselha Maria Aparecida Lopes, assistente de
diretoria empresa de RH Manager.
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Cuidado com o palavreado. Falar quatro ''nomes feios'' a cada dez
palavras, pode ofender quem não está acostumado com esse tipo de
linguajar.
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Obedeça as regras da empresa sobre fumo. Na maioria das
companhias, o fumódromo é uma instituição e deve ser freqüentado.
Nem de madrugada é permitido fumar na sala de trabalho.
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Respeite a ecologia de seu meio ambiente profissional. Lembre-se
de que nem sempre os colegas de trabalho estão de bom humor,
alegres e dispostos a contar e ouvir piadas. Há momentos em que o
silêncio é básico (e sagrado).
• Organize a papelada e dê o exemplo. Limpeza visual é sinônimo
de credibilidade. Nada de amontoar sacolas e pacotes embaixo da
mesa.
• Faça a política da boa vizinhança. Seja simpático e trate seus
colegas de sala com respeito e carinho.
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Respeite os hábitos do vizinho. ''Por exemplo, se ele não gosta
de incenso, não acenda. Isso só provocará desentendimentos'',
diz Maria Aparecida.
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Em escritórios abertos ou com divisórias baixas, é importante
se manter o máximo de tempo concentrado no trabalho para não
atrapalhar o vizinho.
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Se você é daqueles que vive pendurado ao telefone, tome cuidado.
Como a linha fica constantemente ocupada, seu colega pode acabar
se transformando em ''sua telefonista particular''. Ele não vai
achar isso muito legal.
Maria Aparecida Lopes, assistente de diretoria da
Manager