• Preto no branco: O mais importante é nunca, mas
nunca mesmo, escrever algo que possa constrangê-lo depois. ''Evite intimidades
e só escreva em um e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a
pessoa'', ensina Adriana Gomes.
• Elogie quem merece. Todos, inclusive alguém do
alto escalão, gosta de um ''tapinha nas costas''.Nada
de mandar correntes, piadas - obscenas ou não - e pegadinhas por e-mail para
quem não conhece.
• Verifique sempre a gramática e a ortografia do
texto antes de enviá-lo. Nada pior do que um texto cheio de erros.
• Um e-mail, apesar de também ser um documento, não
deve ser tão formal quanto uma carta.
• Frases de rotina, que são populares no jargão
comercial do momento, tornam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome
cuidado para não abusar de sua utilização.
• Jogue fora todos aqueles e-mails que não servem
para nada, como malas diretas, correntes e piadinhas infames. Só responda àqueles
que realmente mereçam sua atenção.
• Nada de mandar correntes, piadas - obscenas ou não
- e pegadinhas por e-mail para quem não conhece.
• Seja breve, claro e objetivo. Hoje em dia, ninguém tem
tempo para ler textos extensos demais ou ficar pensando em palavras fora de
contexto
Adriana Gomes
consultora vice-presidente do Grupo Catho