Grandes
atletas, quando vistos andando para cá e para lá, parecem pessoas
completamente normais. Alguns são até desajeitados – normalmente, você
nunca diria que ali está um campeão. Mas coloque-o (ou a) no seu campo,
quadra ou competição, e de repente surge uma nova pessoa – alguém que se
transforma e se diferencia completamente do resto. Alguém que é maior e
melhor do que realmente parece ser.
Como
você pode ser ''maior e melhor do que você é'' em Vendas? Como você pode
se transformar numa super-profissional, mesmo que seja, como já disseram de
Zico, por exemplo: ''pequeno, com um pouco de talento mas sem chances de ser
um grande jogador?''.
Para
conseguir isso, de acordo com o especialista Bill Brooks, você deve entender,
aplicar e dominar estas 6 estratégias:
1.
Dominar
o poder de uma auto-imagem positiva.
Você nunca será melhor em nada na vida do que você acredita que realmente
é (incluindo Vendas).
2.
Dominar
as técnicas necessárias para melhorar sua auto-imagem.
Aprenda a mágica das frases e afirmações positivas, bem como dos ensaios
mentais.
3.
Dominar
as estratégias das expectativas positivas e da consciência da prosperidade.
Aprenda a esperar o melhor e ver um mundo cheio de oportunidades, não de
restrições – prosperidade, e não pobreza.
4.
Dominar
a mecânica de estabelecer objetivos positivos e eficazes.
5.
Dominar
as técnicas de planejamento e administração do tempo.
6.
Dominar
a ciência da aquisição de conhecimento.
Aprenda tudo o que você puder sobre sua profissão, mercado, habilidades,
princípios, produtos, serviços, concorrentes e como tudo isso integra-se
numa coisa só. Mais conhecimentos levam a mais descobertas. Novas descobertas
levam à sabedoria. Jim Cathcart, autor do best-seller The
Acorn Principle (ainda sem tradução no Brasil), diz no seu livro:
“Para saber mais, preste mais atenção”.
Brilhante! Mas para saber mais sobre como ser ''maior e melhor'' em
Vendas do que você realmente é, você precisa saber exatamente no que
prestar atenção. Aqui estão algumas coisas nas quais você deveria reparar:
Ø
Você mesmo
Ø
Seus clientes
Ø
Seus objetivos
Ø
Seu tempo
Ø
Seus produtos, serviços e como eles resolvem os problemas dos
clientes
Ø
Sua concorrência
Ø
Suas habilidades e atitudes
Se quiser ter grandes resultados você tem que pensar grande. Você precisa ''acreditar''
grande, agir grande e, talvez mais importante do que tudo, trabalhar –
trabalhar muito para adquirir novas habilidades e desenvolver as que você já
tem.
Porque
é fato comprovado: os maiores jogadores do mundo sempre treinam mais do que
os outros. Pegue atletas como Zico ou Pelé, e eles lhe dirão que sempre
treinavam coisas como cobranças de falta quando todo mundo já havia ido
tomar banho no vestiário. Ayrton Senna tinha mais quilômetros nas costas do
que todos os taxistas juntos de São Paulo. Oscar Schmidt tinha uma cesta na
sua casa para treinar além do que já treinava normalmente – mesmo sendo um
dos melhores arremessadores do mundo.
Isso
nos leva a uma questão interessante. Você realmente quer dar duro para
tornar-se o melhor na profissão? Quanto tempo, energia, esforço e cansaço
você está disposto a agüentar e investir?
Infelizmente,
não existem atalhos para o sucesso. Absolutamente todos os supervendedores
que já entrevistamos para a VendaMais nos últimos 7 anos têm uma característica
em comum: adoram o que fazem, por isso trabalham muito.
Chame
isso de tenacidade, energia, determinação ou uma tendência a ser um ‘workaholic’.
Goste ou não, concorde ou não. Mas a verdade é essa: pessoas que têm
sucesso, principalmente em Vendas, geralmente trabalham muito mais do que
aquelas que não têm.
E
tem mais: vencedores também compreendem perfeitamente que existe uma diferença
gigantesca entre atividades e resultados. Que existem diferenças entre
administrar seu tempo e sua energia focando alguns objetivos, e não somente
atividades. Uma diferença fundamental, pois resultados transmitem uma sensação
de sucesso, conquista e satisfação, enquanto que atividades sem resultados
provocam frustração e desapontamento.
A
verdadeira questão é: você está realmente disposto a pagar o preço de ''jogar
grande''? É fácil dizer que sim, mas muito mais difícil de realizar.
Trabalhe
duro, com um planejamento inteligente e uma direção clara, e você vai
acabar jogando ''maior e melhor'' do que você realmente é, servindo de
exemplo para muitas outras pessoas, da mesma forma que algumas foram para você.