Quando
se fala em inovar e modernizar uma empresa, fala-se também em mudanças e mudar
a maneira de se gerenciar muitas vezes nos faz esbarrar em resistências.
Resistir a uma mudança significa não
querer quebrar um Paradigma.
Paradigmas são regras, regulamentos ou padrões
que mostram uma maneira rotineira de se resolver os mesmos problemas.
Utilizar uma solução já conhecida para
resolver um problema pode representar confiança e a certeza de se saber o provável
resultado, porém, pode nos impossibilitar de prever o futuro além de bloquear
a nossa criatividade.
Buscar experiências do passado para
resolver problemas do presente também podem impedir que o empresário perceba
novas oportunidades; podem fazer com que vendedores não percebam novos mercados
e que gerentes não considerem novas formas de administrar negócios ou pessoas.
Quando se tem um paradigma muito forte, a
tendência é de se ver só um lado da questão, ou seja, só o lado que vai de
encontro com o padrão de comportamento.
Mudar um paradigma pode representar um novo
e revolucionário modo de se pensar nos velhos problemas. É fazer a velha
maneira de resolver problemas ceder lugar a um novo comportamento.
Lidamos com paradigmas o tempo todo. Na vida
das organizações não é diferente.Muitas vezes podemos observar na cultura da
empresa uma serie de paradigmas que dificultam muito a modernização da mesma.
Eis
alguns velhos paradigmas famosos muito utilizados no dia a dia de uma organização:
·
Errar é humano...
·
Cachorro velho não aprende novos
truques.
·
Santo de casa não faz milagres.
·
Casa de ferreiro, espeto de pau.
Durante as próximas semanas estaremos
comentando sobre estes velhos paradigmas.
Super
Visão
E-mail:
sp_visao@bestway.com.br
Fique
atento que o próximo assunto é :
Errar
é Humano
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