Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Cuidado Para Não Desistir No Meio Do Caminho

        Oswaldo Cruz, o grande sanitarista brasileiro, tinha uma frase que sempre repetia aos seus companheiros na luta pelo saneamento básico brasileiro em sua época: “NÃO ESMORECER, PARA NÃO DESMERECER”.

        Tenho visto em muitas empresas uma coisa extremamente desagradável. Muitos projetos começados, muitas idéias iniciadas, muitos programas lançados com grande alarde infelizmente não chegam ao fim. Não chegam sequer ao ponto em que se possa avaliar a sua real utilidade. Os diretores, os gerentes, os chefes, os supervisores, as pessoas enfim, desistem no meio da jornada. Param no meio do caminho. Quantos programas espetaculares de Qualidade Total, Defeito Zero e outros como visitas a clientes, a fornecedores, a pontos-de- venda, pesquisas de índice de satisfação do funcionário, sistemas de bonificação, cursos, seminários etc. começam na empresa e não têm continuidade. As pessoas desistem antes desses projetos poderem firmar-se, dizer para que vieram, mostrar seus primeiros resultados.

        Há um imediatismo que precisa ser vencido. Tudo, para ser bem feito, leva tempo. Vejam os programas de Qualidade Total. Eles exigem perseverança, tenacidade, atenção aos detalhes, acompanhamento e envolvimento de todos os diretores gerentes e pessoal de cúpula para que possam dar resultado. E esses resultados nem sempre vêm imediatamente. Além disso, esses programas custam dinheiro, tomam tempo dos executivos. A verdade é que quando essas exigências se mostram absolutamente necessárias, muitas empresas desistem, esmorecem, fracassam.

Nesta semana, gostaria que você se perguntasse e a seu pessoal: Como estão os programas que começamos? Damos seguimento ao que começamos? Damos energia, tempo, dedicação aos projetos e programas que iniciamos? Temos demonstrado aos nossos funcionários o nosso comprometimento com esses projetos? Temos tido paciência para esperar que os resultados apareçam?

Não esmoreça. Dê continuidade. Prestigie. Acompanhe. Tenha resultados. Valorize seu pessoal. Seja um exemplo de participação e envolvimento.

Boa Semana. Sucesso!

 

Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.

Luiz A. Marins Filho

 






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior