Há pessoas que falam em administrar “de portas abertas” e até se gabam
de serem “acessíveis” a seus subordinados e clientes. Porém, quando vamos
ver mais perto a sua forma de administrar, vemos que as “portas abertas”
não passam de uma farsa ou mesmo de um disfarce. As portas, de fato, estão
abertas, mas quem adentra aquela sala encontra lá uma pessoa, de fato,
inacessível. Ela finge que ouve. Finge que está interessada. Finge que se
preocupa com o que os outros estão dizendo ou pensando. Mas, na verdade, está
embutida dentro de si própria. É uma pessoa da qual dizemos que está “cheia
de si”.
Administrar de portas abertas,
não significa somente abrir as portas da sala
para que as pessoas vejam você trabalhando. Significa abrir a mente e o
coração para seus subordinados, seus colegas, seus clientes. Administrar de
portas abertas, não significa apenas permitir que as pessoas adentrem sua
sala.
Significa você deixar sua sala e ir até onde as pessoas estão, conversar com
elas, verificar “in loco” a sua situação de trabalho, enfim,
comprometer-se com elas.
É preciso, mais do que nunca trabalhar realmente com portas abertas. Não
só as portas da presidência, mas as portas da diretoria, gerências,
assistência técnica, departamento de vendas etc. A empresa moderna deve ser
uma empresa aberta.
Nesta semana, gostaria que você se perguntasse se sua administração é
realmente acessível? Pergunte às pessoas o que elas sentem quando têm que
falar com você ou têm alguma coisa a lhe apresentar? Pergunte à sua
secretária, aos seus colegas, qual a sua imagem em termos em acessibilidade?
Uma pessoa inacessível é uma pessoa que fica embutida na ignorância dos fatos
e das coisas que se passam dentro de uma empresa, pois as pessoas facilmente
desistem de lhe contar as coisas. Um chefe inacessível é um chefe isolado. Um
chefe isolado é um chefe morto. Pense nisso.
Boa Semana. Sucesso!
Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.
Luiz A. Marins Filho