Uma pesquisa que fizemos com clientes
de 15 empresas de médio e grande portes, mostrou que o maior problema que eles
sentem no seu relacionamento com as empresas é a falta de credibilidade. Na
verdade, os clientes simplesmente não acreditam nas empresas.
CREDIBILIDADE vem da mesma raiz
que “crédito”. Tenho crédito, quando sou credor. Sou credor quando dou
a alguém mais do que ele esperava, tornando-se alguém meu “devedor”.
Tenho crédito quando cumpro minha palavra. Tenho crédito quando surpreendo
as pessoas, indo além de onde elas esperavam que eu fosse.
Da mesma forma, DEBILIDADE vem
da mesma raiz que “débito”. Tenho débito, quando sou devedor. Sou devedor
quando dou a alguém menos do que ele esperava, tornando esse alguém meu
“credor”.
As empresas de hoje, bem como as
pessoas, têm que ser “credoras”. Têm que ter credibilidade para que
possam vencer os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. Temos que
cumprir as nossas promessas aos clientes. Temos que cumprir os nossos
propósitos de garantia e assistência técnica. Temos que responder pela
qualidade dos nossos produtos frente ao consumidor, custe o que custar. E
temos que fazer mais do que o cliente espera para que possamos ter
credibilidade. Do contrário seremos “débeis”, “debilitados” e seremos
assim avaliados por nossos clientes, funcionários e até amigos.
É preciso compreender a verdadeira
importância de sermos “credores”. Sem credibilidade, nenhuma empresa e
nenhum profissional chegará a lugar algum neste final de século. O tempo de
enganar, ludibriar, falsificar, já acabou! AGORA É O TEMPO DA CREDIBILIDADE.
Nesta semana, gostaria que você se perguntasse e a seu
pessoal da empresa: como está o seu nível de credibilidade junto a seus
clientes? A sua empresa cumpre o que promete totalmente? Os seus funcionários
são pessoas que inspiram credibilidade junto a clientes e fornecedores? A sua
empresa surpreende o cliente com ações inesperadas favoráveis, que a tornem
ainda mais crível para as pessoas que com ela se relacionam?A sua empresa paga
os fornecedores em dia? Ou lhes dá um cansaço incrível para que recebam?
Você, como pessoa, tem o hábito de fazer mais do que os outros esperam de
você? Pense nisso.
Seja credor. Tenha credibilidade.
Boa Semana. Sucesso!
Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.
Luiz A. Marins Filho