Em toda empresa, existe um grande volume de documentos que precisam ser
conservados de uma maneira organizada para serem localizados com facilidade.
Essa é a função do arquivo.
1 - Um arquivo deve ter:
a) Simplicidade: o arquivo deve ser simples para que outras pessoas
possam consultá-lo com facilidade.
b) Flexibilidade: adote um método que permita expandir o arquivo, sempre
que aumentar os documentos a serem arquivados.
c) Acessibilidade: um arquivo bem organizado colabora para que qualquer
consulta seja perfeita e com exatidão.
d) Uniformidade e disciplina: organize seu arquivo de maneira uniforme e
homogênea para facilitar a consulta.
2 - Para que você possa selecionar os documentos que devem ser
arquivados, você deve conhecer a natureza e a finalidade do arquivo.
3 - É recomendado que, de tempos em tempos, geralmente num período de
um ano, faça-se uma análise dos documentos arquivados para verificar a
necessidade de mantê-los guardados.
4 - Evite, sempre que possível, arquivar mais de uma cópia do mesmo
documento.
5 - O sistema de arquivamento deve ser escolhido de acordo com o volume,
a freqüência de consultas e o tipo de material a ser preservado.
6 - Você pode organizar um arquivo, classificando-o por:
a) nomes de pessoas;
b) nomes de empresas;
c) assuntos ou temas;
d) nomes de lugares;
e) ordem de chegada do documento ao arquivo ( cronológica);
f) uma combinação dos itens anteriores;
g) outra forma qualquer que facilite o seu usuário a encontrar as
informações rapidamente.
7 - Para evitar erro no arquivamento, quando o volume de pastas for
grande, é indicado o método numérico, acompanhado de um índice.
8 - Organize-se de uma maneira para que diariamente por 15 minutos (de
preferência na ausência do seu executivo), você cuide do arquivo.
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