Boas Maneiras
No trabalho e em outras situações sociais, você convive com muitas pessoas
diferentes e, portanto, precisa manter um clima agradável e cordial.Conheça
algumas "Dicas"para se sair bem nessas situações.
No Dia-a-Dia
• Use
sempre palavras como "pois não", "desculpe", "por
favor", "obrigada", "com licença", etc. elas despertam
grande receptividade para quem as usa.
• Sempre que
cumprimentar alguém, sorria. Mantenha um comportamento homogêneo para todas as
pessoas, independentemente de cargo ou posição social.
• Evite a gíria.
• Seja discreto ao
rir.
• Não masque
chicletes, principalmente quando precisar conversar.
• Não sente na
mesa.
• Evite os
"Tiques" (roer unhas, coçar a cabeça, mexer no cabelo...). Não
indicam boa educação.
Lembre-se: você
está em um ambiente formal. Seja alegre e participativo, mas mantenha a discrição.
Quando Você É o Anfitrião
Em seu escritório,
você deve levantar-se para estender a mão quando é apresentado para alguém.
Você deve caminhar
na frente ou ao lado da pessoa que visita a empresa, abrindo portas e indicando
o caminho.
Indique o lugar para
o visitante se sentar, apenas dizendo "por favor, Senhor X". Sempre
use o tratamento senhor ou senhora para conversar com os visitantes.
Ao fazer as apresentações,
pronuncie claramente os nomes e acrescente se possível, a qualificação. É
mais comum apresentar as pessoas menos importantes às mais importantes, os
jovens aos adultos, os homens às mulheres.
Se o visitante tomar
a iniciativa de uma conversa, participe com interesse e converse sobre
generalidades.
Quando se for servir
água, café ou alguma bebida aos visitantes ou em uma reunião, proceda da
seguinte maneira:
• Apresente a
bandeja com copos ou xícaras a quem estiver de pé ou sentada na recepção;
• Na sala de reuniões,
o certo é servir à francesa. Entregue as xícaras pelo lado esquerdo e
retire-as pelo lado direito;
• Se o café
estiver na garrafa térmica ou em um outro recipiente, sirva-o e adoce-o ao
gosto de cada um dos presentes, ainda na bandeja.
• Coloque a xícara
na frente da pessoa pelo seu lado esquerdo e assim sucessivamente.
No Restaurante
Quando entrar em um
restaurante, a mulher vai à frente do homem.
O garçom, ou o homem
que fez o convite, deve puxar a cadeira para a mulher sentar.
Cotovelos à mesa não
são considerados como "proibidos", a não ser a ocasiões muito
formais.
Só se deve começar
a comer quando todos tenham sido servidos.
Antes da refeição,
o guardanapo deve ser colocado sobre os joelhos. Durante, você utiliza para
enxugar discretamente os lábios de beber algo. No final, coloque-o junto ao
prato, dobrado ligeiramente.
Os talheres estão
colocados ao lado do prato principal na ordem em que deverão ser usados. Os
mais distantes do prato serão utilizados primeiro, depois os mais próximos.
Quando terminar a
refeição, quem fez o convite paga a conta (isto vale par a mulher também).
Também é comum dividir a conta.
Seja discreta ao
cumprimentar conhecidos no restaurante, apenas acene sem sair da mesa.
Não é aconselhável
fumar durante a refeição, pois além de incomodar os não fumantes, altera o
sabor dos alimentos. Recomenda-se que se fume depois do café.
É Proibido Fumar?
Não é considerado
falta de educação, mas é de bom tom consultar as pessoas que estão em sua
companhia.
Ao
Telefone
Tenha sempre uma
postura receptiva, transmita boa vontade e simpatia.
Atenção para a
respiração. Fale pausadamente e com tranquilidade. Fale o estritamente necessário.
Seja breve e gentil. Quando discar o número errado, peça desculpas.
Use diplomacia para
obter as informações básicas, como: quem fala e qual o assunto.
Seja Elegante Com
Naturalidade
Ninguém é impecável
o tempo todo. Quando ocorrer alguma falha, basta um sorriso e um "sinto
muito" e isto é o bastante.
Dicas Tilibra