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   Qualidade Total

        A princípio parece óbvio, mas afinal, o que é e a que se aplica a Qualidade Total? Em poucas palavras, é o processo de melhoria de gerenciamento da rotina, com a função de se atingir o melhor resultado, em qualquer atividade que está sendo ou será executada.

        O grande objetivo da Qualidade Total é produzir a satisfação daqueles que recebem o resultado do seu trabalho, quer seja um produto ou um serviço. Um caminho a seguir, rumo à Qualidade Total, é traçar uma meta, determinar um procedimento que lhe determina atingi-la, executar o trabalho, verificar se o procedimento empregado foi efetivo, e caso não tenha sido, fazer os ajustes necessários para torná-lo. Vamos citar um exemplo:

Situação:

Seus papéis para arquivos vivem se acumulando e você não consegue arquivá-los todos os dias, deixando sua mesa um pouco atravancada.

Meta:

Manter seu arquivo em dia.

Procedimento:

Determinar uma hora do dia (de preferência, a mais tranqüila) somente para fazer o arquivo dos documentos.

Ex: 16h

Execução do Trabalho:

Passe a fazer o arquivo somente às 16h.

Verificação da afetividade de procedimento:

Veja se você está conseguindo utilizar essa hora determinada só para o arquivo e se esse tempo está suficiente.

Ação Corretiva:

Se essa meta não está sendo atingida e você descobriu o porquê durante a verificação, agora só resta corrigir o erro e recomeçar o procedimento. Dessa forma, você consegue chegar à Qualidade Total do seu trabalho, sendo no arquivo ou em outra atividade que necessite de uma melhoria ou apenas se manter satisfatória.

 

Tilibra






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