A princípio parece óbvio, mas afinal, o que é e
a que se aplica a Qualidade Total? Em poucas palavras, é o processo de melhoria
de gerenciamento da rotina, com a função de se atingir o melhor resultado, em
qualquer atividade que está sendo ou será executada.
O grande objetivo da Qualidade Total é produzir a satisfação daqueles que
recebem o resultado do seu trabalho, quer seja um produto ou um serviço. Um
caminho a seguir, rumo à Qualidade Total, é traçar uma meta, determinar um
procedimento que lhe determina atingi-la, executar o trabalho, verificar se o
procedimento empregado foi efetivo, e caso não tenha sido, fazer os ajustes
necessários para torná-lo. Vamos citar um exemplo:
Situação:
Seus papéis para arquivos vivem se acumulando e você não consegue
arquivá-los todos os dias, deixando sua mesa um pouco atravancada.
Meta:
Manter seu arquivo em dia.
Procedimento:
Determinar uma hora do dia (de preferência, a mais tranqüila) somente para
fazer o arquivo dos documentos.
Ex: 16h
Execução do Trabalho:
Passe a fazer o arquivo somente às 16h.
Verificação da afetividade de procedimento:
Veja se você está conseguindo utilizar essa hora determinada só para o
arquivo e se esse tempo está suficiente.
Ação Corretiva:
Se essa meta não está sendo atingida e você descobriu o porquê durante a
verificação, agora só resta corrigir o erro e recomeçar o procedimento.
Dessa forma, você consegue chegar à Qualidade Total do seu trabalho, sendo no
arquivo ou em outra atividade que necessite de uma melhoria ou apenas se manter
satisfatória.
Tilibra