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   Dicas de Como Escrever Melhor

        Só você sabe o quanto é importante escrever bem. Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela a capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

Tenha Sempre Em Mente Que o Tempo Do Leitor É Limitado

        O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.

        Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.

Saiba Aonde Você Quer Chegar

        Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafo importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com um parágrafo resumido.

Torne A Leitura Fácil E Agradável

        Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais.

Seja Direto

        Sempre que possível, use a voz ativa.

        Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado".

        Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia no mercado".

Evite "Cliches"

        Use suas próprias palavras.

        Cliche - O último, mas não menos importante...

        Direto - Por último...

Evite O Uso De Advérbios Vagos

        E não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".

        Vago - O projeto está um pouco atrasado.

        Direto - O projeto está uma semana atrasado.

Use Uma Linguagem Simples E Direta

        Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.

        Jargão - Input, Output. Português comum - Fatos/informações, resultados.

Ache A Palavra Certa

        Use palavras que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.

Não Cometa Erros de Ortografia

        Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

Não Exagere na Elaboração da Mensagem

        Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto, sem excluir nenhum ponto-chave.

Ataque o Problema

        Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

Evite palavras desnecessárias

        Escreva o essencial. Revise e simplifique.

        Não Escreva: plano de ação, fazer um debate, estudar em profundidade no evento de, com o propósito de, a nível de diretoria.

        Escreva: plano, debater, estudar, se, para, pela diretoria.

        Evite Abreviações, Siglas e Símbolos

        O leitor pode não conhecê-los.

Não se Contente com O Primeiro Rascunho

        Reescreva. Revise. Acima de Tudo, corte. Quando se trata de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos um noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.

Peça A Um Colega Para Revisar Seus Trabalhos Mais Importantes

        E dê total liberdade para comentários e sugestões.

Dicas Tilibra






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