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   Motivar é Ouvir

       Nesta semana, experimente fazer uma coisa que todos os mais modernos livros de administração e gestão empresarial estão novamente enfatizando: ouça!

        Experimente falar menos e ouvir mais.

        Só ouvindo atentamente o que seus subordinados têm a dizer, é que você, como executivo, poderá tomar decisões cada vez mais acertadas. O processo decisório é um processo de informação. Numa hierarquia, sobem informações e descem decisões.

        Comprovadamente, muitas decisões tomadas se mostram erradas pela falta de capacidade de ouvir dos chefes, supervisores, gerentes e diretores. Chefes antiquados estão acostumados a "fazer discursos" e a "pontificar" sobre o que é certo e o que é errado. hoje, na verdade, é preciso cada vez mais conseguir a participação das pessoas que estão em contato diário com os operários, os clientes, os fornecedores etc. Essas pessoas têm mais condições de falar e dizer o que realmente é importante para que a empresa cresça e se desenvolva.

        O projeto "Taurus" da Ford americana, um dos maiores sucessos de venda até hoje, foi desenvolvido a partir do momento em que a empresa decidiu ouvir as pessoas dos níveis mais baixos. As opiniões foram tão sensatas que sua implementação foi simples e o sucesso surpreendente.

        Saia da sua sala ou gabinete e vá ouvir as pessoas com quem trabalha. Faça perguntas. Saiba o que elas estão fazendo. Questione. Motivar É Principalmente Ouvir.

 

Boa Semana. Sucesso!

 

Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.

Luiz A. Marins Filho






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