Nesta semana,
experimente fazer uma coisa que todos os mais modernos livros de administração
e gestão empresarial estão novamente enfatizando:
ouça!
Experimente falar menos e ouvir
mais.
Só ouvindo atentamente o
que seus subordinados têm a dizer, é que você, como executivo, poderá tomar
decisões cada vez mais acertadas. O processo decisório é um processo de
informação. Numa hierarquia, sobem informações e descem decisões.
Comprovadamente, muitas decisões
tomadas se mostram erradas pela falta de capacidade de ouvir dos chefes,
supervisores, gerentes e diretores. Chefes antiquados estão acostumados a
"fazer discursos" e a "pontificar" sobre o que é certo
e o que é errado. hoje, na verdade, é preciso cada vez mais conseguir a
participação das pessoas que estão em contato diário com os operários, os
clientes, os fornecedores etc. Essas pessoas têm mais condições de falar e
dizer o que realmente é importante para que a empresa cresça e se desenvolva.
O projeto "Taurus" da Ford
americana, um dos maiores sucessos de venda até hoje, foi desenvolvido a partir
do momento em que a empresa decidiu ouvir as pessoas dos níveis mais
baixos. As opiniões foram tão sensatas que sua implementação foi simples e o
sucesso surpreendente.
Saia da sua sala
ou gabinete e vá ouvir as pessoas com quem trabalha. Faça perguntas.
Saiba o que elas estão fazendo. Questione. Motivar É Principalmente Ouvir.
Boa Semana. Sucesso!
Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.
Luiz A. Marins Filho