Assim como as pessoas,
toda empresa tem pontos fortes e pontos frágeis.
Assim como as pessoas, as
empresas têm que estar preocupadas em "consertar" seus pontos fracos.
O perigo está em que, nesse esforço, concentram-se demais nas suas fraquezas e
muitas vezes deixam de lado uma das coisas mais importantes -
reforçar seus
pontos fortes e seus identificadores positivos.
Fazendo mais aquilo que sabemos
fazer de melhor, os clientes, fornecedores, funcionários etc. perceberão que
estamos empenhados em sermos excelentes naquilo em que já somos bons e esse
clima permeará por toda a empresa, chegando até os clientes, fornecedores etc.
Temos que fazer com que nossa empresa seja conhecida pelo seus pontos fortes
e identificadores positivos. Para isso temos que cuidar desses pontos e
torná-los cada vez mais fortes e mais identificadores de nossa empresa.
Experimente.
Faça um diagnóstico, junto
com seu pessoal, dos pontos fortes e dos identificadores positivos de sua
empresa. Faça esse exercício buscando relacionar esses identificadores ao
ponto de vista (a) dos clientes; (b) dos fornecedores; (c) dos seus
funcionários; (d) de seus concorrentes; (e) da própria comunidade. Em seguida,
monte projetos e crie ações específicas com o objetivo de REFORÇAR OS PONTOS
FORTES E OS IDENTIFICADORES POSITIVOS de sua empresa. Dê energia onde você já
é bom e forte, e essa energia se multiplicará rapidamente levando positividade
para as áreas frágeis da empresa. Toda a empresa passará então a trabalhar
num clima motivado.
Boa Semana. Sucesso!
Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.
Luiz A. Marins Filho