O que é o luto?
Luto é uma resposta normal e saudável a diferentes tipos de perdas. Uma das maiores perdas que pode acontecer é a morte de alguém que se ama. Outras perdas que podem causar o luto incluem a perda de sua saúde, ou da saúde de alguém que você gosta, ou o fim de um relacionamento importante, como um divórcio, por exemplo.
Quais são os principais sentimentos que envolvem o luto?
Assim que você encara uma perda, você deve sentir diferentes sentimentos em tempos diferentes. Estes sentimentos devem incluir, choque, negação, raiva, culpa, tristeza, e aceitação. Você vai se encontrar várias vezes indo e vindo de um sentimento a outro. Por exemplo, quando você parece estar começando a aceitar a perda, você de uma hora para outra vai sentir toda tristeza e culpa novamente.O seu luto nunca vai embora completamente, o que acontece é que a dor e o sofrimento diminuem à medida que você aprende a trabalhar com seus sentimentos.
O que normalmente acontece primeiro?
Na hora que você é avisado da perda, é comum que se sinta chocado, paralisado e confuso, pode ser que você não se lembre do que a pessoa está dizendo a você. Outros reflexos comuns são: a sensação de que você está fazendo tudo como um robô, ou pensar e agir como se a perda não tivesse acontecido. A esta reação damos o nome de negação.
Assim que o choque vai embora, a realidade vai lentamente tomando conta. Você vai começar a aceitar que a perda realmente aconteceu, e é então normal sentir-se abandonada e triste, daí então o próximo passo é normalmente direcionar a sua raiva a Deus, religião, médicos e enfermeiras, a pessoa que morreu, a outras pessoas ou a si próprio.
O que acontece assim que a raiva vai embora?
Depois que você passa pela fase da raiva e negação, é normal você tentar fingir que as coisas estão como eram antes. Se alguém que você amava morreu, você pode chegar a sentir a presença dele, se recordar muito dela, achar que está ouvindo a voz da pessoa.Você pode até se encontrar falando com a pessoa, como se ele(a) estivesse no quarto com você. Assim que você passa a aceitar que a pessoa foi embora e que você não pode traze-la de volta, é que você vai passar a sentir o impacto mais forte da perda.Estes sentimentos podem ser assustadores, e por causa de sua intensidade, eles podem fazer você achar que está perdendo o controle.
O que acontece então?
Quando você começa a sentir este impacto da perda na sua vida, é que podem aparecer os sentimentos depressivos e falta de esperança, choro por razões sem motivos aparentes, e então se sentirá culpado, e normalmente se encontrará dizendo coisas como: "se apenas...", "porque eu?...". Este é a parte de maior sofrimento, mas não dura para sempre. Com lutos normais a depressão vai diminuindo com o tempo.
Qual é o primeiro sentimento de alívio?
Você vai começar a se sentir melhor de formas simples, por exemplo, você vai achar que é um pouco mais fácil se levantar pela manhã, ter uma carga mais de energia. Este é o momento que você começa a reorganizar a sua vida sem a pessoa que você ama.
Qual é o estágio final?
O último estágio de aceitação da morte é quando você começa a investir em outras relações e atividades. Durante este período é normal sentir culpa e falta de lealdade para com a pessoa falecida, por estar indo ao encontro de uma nova relação ou se divertindo sem a pessoa amada. É muito normal reviver os sentimentos de luto em aniversários, e datas comemorativas especiais com Natal, Ano Novo, etc.
Quanto dura o luto?
Cada pessoa é uma pessoa, e o mesmo acontece com o luto que cada uma sente, mas o normal é começar a sentir-se melhor entre 6 a 8 meses depois da morte. O processo completo do luto normalmente demora de 6 meses a 4 anos.
Se você sentir que não está agüentando passar por este processo sozinho, peça ajuda! Amigos, família, igreja, terapia, grupos de apoio podem ser de muita utilidade.
Esteja certo de falar com o médico da família, se você sentir maiores problemas em comer, dormir, se concentrar, além das duas primeiras semanas. Estes podem ser sintomas de depressão, e o seu médico pode ajuda-lo durante este processo.
Dicas para aprender a lidar com o luto:
- Diga e comente com os outros o que está sentindo
- Tente manter ( mesmo que com esforço) as suas atividades diárias, para não se sentir tão oprimido.
- Durma o bastante, coma balanceadamente e pratique exercícios regularmente
- Evite o álcool, pois ele vai te fazer sentir mais depressivo
- Volte a sua rotina normal assim que puder
- Evite tomar decisões muito importantes durante o período do luto
- Permita-se estar em luto: chorar, sentir-se paralisado, raivoso, ou seja, mostrar o que estiver sentindo.
- Não hesite em pedir ajuda se precisar