Quantas vezes já ocorreu de você
deixar algumas coisas para depois e a oportunidade passar? Quantas idéias você
teve, não implementou e quando desejou implementa-las já não tinha mais a
validade de quando as concebeu?
Quantos negócios e oportunidades
você perdeu por esperar demais?
Segundo o Dicionário Aurélio, Procrastinar
quer dizer "transferir para outro dia: adiar, delongar, demorar".
Há pessoas que têm o mau hábito de
procrastinar as coisas. Deixam tudo para depois. Não fazem nada na hora em que
elas devem ser feitas e na hora em que as idéias ocorrem. Essas pessoas não
sabem o que perdem. São pobremente avaliadas pelos outros simplesmente pelo seu
hábito de procrastinar. Essas são pessoas que dão como desculpa o constante
"deixar prá depois...", "Fazer quando tiver mais calma...",
"não gosto de fazer nada correndo...", etc. É preciso vencer esse
pernicioso hábito.
Numa enquête que
fizemos com o gerente de uma empresa multinacional, o item considerado de maior
valor para um subordinado foi o de de "fazer as coisas imediatamente após
o pedido". Assim, foram avaliados como os melhores, os subordinados que
atendem prontamente uma solicitação, afinal, os que "não deixam prá
depois".
O conselho que eu daria nesta semana é
o de você fazer uma análise nas suas coisas, nas suas tarefas, nos seus
afazeres e verificar se você não desenvolveu (às vezes inconscientemente), o
hábito de procrastinar. Veja quantas coisas você tem atrasado. Veja quantas
coisas você tem deixado prá depois". Veja quantas tarefas você já
poderia ter cumprido e que estão engasgadas, tomando espaço na sua mente,
e que, de fato, acabam sendo fatores estressantes, porque sempre retorna à
lembrança o fato de você ainda não ter feito isto ou aquilo, e novamente
você deixa para depois...
Além de analisar se você não
adquiriu o hábito da procrastinação, veja se seus subordinados também
não o adquiriram. Converse com eles. Faça-os ver que o famoso "Do it
now" (faça agora) dos americanos é uma grande fator de sucesso
profissional. Da mesma forma, veja se sua empresa não adquiriu o hábito de
procrastinação em relação a seus clientes.
O atendimento é rápido? É imediato? Ou tudo é deixado para o dia
seguinte, "prá depois"...?
Boa Semana. Sucesso!
Fonte: Socorro! Preciso de Motivação.
Luiz A. Marins Filho