Após uma
pesquisa, chegou-se à conclusão de que um executivo que trabalha dez horas,
passa 7 horas lendo, escrevendo, falando e ouvindo, ou seja, se comunicando.
Todos somos comunicadores profissionais, e a
nossa maior dificuldades é se fazer entender.
Certa vez, uma professora do pré primário
colocou o seguinte problema para seus pequenos alunos:
-Em um sítio,
brincando feliz no pasto estão: 1 coelho, 2 gatos e 2 cabritas. Quantas
patas tem no pasto ?
Joãozinho respondeu:
-Nenhuma, professora. Lá só tem coelho,
gato e cabrita.
Não era essa a resposta esperada por ela.
Na verdade ela queria que ele respondesse quantas pernas havia no local.
Dá pra dizer que Joãozinho estava errado ?
Claro que não, afinal pra ele, pata é um bicho que não tinha sido citado pela
professora.
Muitas
vezes em nossa comunicação, falamos palavras com dupla interpretação. Vai
depender muito da intimidade que temos com quem estamos falando para que ela
possa compreender onde queremos chegar com o nosso recado. Sempre que possível
evite esse tipo de palavra.
Quando
damos uma ordem para um funcionário e ele faz tudo diferente é provável por
uma questão social ou cultural (principalmente
se ele for de outro país) o mesmo não tenha entendido a nossa mensagem,
ou seja, não fomos claro o suficiente em nossa comunicação.
Por isso:
- Tenha
claro em sua mente que mensagem você deseja transmitir,
- Seja
breve e direto ao passar a mensagem,
- Verifique
se a sua mensagem foi entendida claramente (peça para o colaborador dizer o
que ele entendeu sobre a mensagem ouvida),
- Escolha
o meio adequado para se comunicar. Se você quer rapidez, a Fala é a
melhor forma de comunicação. A troca de palavras ao vivo ou por telefone
tem efeito imediato, mas só funciona quando ouvida pela pessoa certa.
- Se
você quiser algo formal e permanente, opte pela Escrita. A palavra
escrita é a base da comunicação dentro de uma organização. Ela funciona
através de cartas, memorandos, relatórios, propostas, contratos,
regulamentos, atas de reuniões, avisos etc.
Comunicar-se
também significa Ouvir. O primeiro passo para um diálogo é ouvir de
forma apropriada. Demonstrar atenção ao ouvir uma informação ajuda muito no
sucesso da comunicação. É importante lembrar que mal entendido gerado pela comunicação, pode ser causados pela vontade de
só ouvir o que se quer ouvir.
Ao
ouvir uma informação, lembre-se de:
- Buscar
a empatia, isto é, imaginar-se no lugar do outro,
- Ser
cuidadoso ao questionar.
- Procurar
entender as razões que estão por trás do que é dito,
- Ouvir
e responder de forma a sugerir quais idéias poderão ser aproveitadas,
- Ter
cuidado com as interrupções. Elas podem desencorajar uma pessoa que tenha
dificuldade em expressar suas idéias.
Depois
de ouvir, chegou a hora de Agir.
Se o que
você ouviu do funcionário necessitar de uma atitude sua, só prometa o
que você será capaz de cumprir. Neste contexto, opte pela comunicação
escrita, ou seja, coloque no papel suas promessas. Assim você evitará cobranças
não fundamentadas e mal entendidos. Depois da ação tomada, fale com ele sobre
o que foi feito.
No mundo
empresarial, é comum o diretor se dispor a ouvir seus funcionários sobre os
problemas da empresa e depois não fazer nada com as informações que
descobriu.
Com essa
atitude, além de frustrar as expectativas, ele acaba perdendo credibilidade e
confiança.
“Se
comunicar (falar, ouvir e agir) nos dias de hoje é questão de sobrevivência
profissional, seja dentro de qualquer organização, seja no mercado de trabalho
como um todo”.
Super
Visão
E-mail:
sp_visao@bestway.com.br
Na próxima
semana fique atento que o assunto é:
Linguagem
Corporal: onde os movimentos falam mais que as palavras!