A comunicação por e-mails é prática
e muito rápida mas nem sempre a solução adequada para determinados casos.
Antes de enviar um, pense se não é o caso de discutir o assunto em uma reunião
ou videoconferência (se for muito longo), em um almoço de negócios (se for
mais intrincado) ou até mesmo em um telefonema (se for delicado). E-mails, por
definição, devem ser mensagens curtas e simples.
Mensagens curtas não quer dizer telegráficas: uma saudação e assinatura
ainda são necessárias no início e fim dos e-mails. Assim como ninguém chega
a um local e já sai falando sem cumprimentar, não há motivo para se fazer o
mesmo no correio eletrônico.
Se sua resposta for longa, convém "quebrá-la" em várias partes
para ser melhor compreendida.
Abreviaturas: algumas são óbvias e de uso corrente. Porém,
evite usá-las
em exagero, principalmente com quem você não tem intimidade. Emoticons são
engraçadinhos mas também devem ser evitados no campo profissional ou em
mensagens mais formais. Muita gente ainda não está familiarizada com eles (estão
sempre surgindo novos) e se atrapalha bastante na hora de decifrá-los. Poupe
seu interlocutor.
Attachments (arquivos anexados ou "atachados"): use e abuse.
Eles são ótimos para enviar listas, planilhas, gráficos, imagens e tudo o que
puder ser "retirado" do texto sem que ele perca o sentido. Poupa tempo
na outra ponta, e evita que se abra um longuíssimo e-mail em um momento pouco
propício.
Em tempo: imagens e/ou mensagens eróticas e/ou engraçadinhas não devem ser
enviadas para ambientes profissionais a não ser que se avise claramente o seu
conteúdo. Justamente para que seu colega ou amigo não as abra inadvertidamente
e fique em uma saia justa.
Ao repassar uma mensagem, tenha o cuidado de digitar algumas palavras ao novo
destinatário. Apertar simplesmente o botão do "forward" demonstra,
além de preguiça, uma clara falta de consideração.
Deveria ser óbvio, mas não é:
não repasse piadinhas
indiscriminadamente. Nem correntes religiosas, nem avisos de vírus. Este tipo
de coisa abarrota a rede de lixo além de ser pra lá de inconveniente.
E por falar em lixo:
limpe o seu sistematicamente. Principalmente nos
casos de Intranet, faz a maior diferença: agiliza a comunicação (e aumenta a
produtividade de fato) além de ser um claro sinal de civilidade cibernética.
Cópias: ao mandar um e-mail com cópia a regra é mais ou menos igual
à da comunicação escrita: informações gerais devem seguir para o superior
na hierarquia da empresa com cópias para os demais. Se for uma mensagem específica
para determinado departamento segue para o chefe da seção em questão com cópia
para o presidente da empresa.
Vários destinatários:
selecione os mais importantes na hierarquia da
empresa e coloque-os por ordem alfabética no campo "destinatário" os
demais, seguem no campo "com cópia" também por ordem alfabética.
- cco (com cópia oculta) ou bcc (blind copies): ao mandar uma mensagem com bcc,
coloque o seu endereço no destinatário e o grupo em bcc. Desta forma, seus
amigos ou clientes não saberão se a mensagem foi enviada para duas, vinte ou
duzentas pessoas. É infinitamente mais delicado. É muito desagradável (além
de uma indiscrição) ler uma imensa barra de rolagem de endereços eletrônicos
antes de qualquer texto.
E-mails devem ser respondidos.
Pelo menos 99%. Faça-o nem que demore alguns
dias. É claro que você saberá estabelecer as prioridades e respondê-los na
ordem. Também não adianta entrar em crise e querer acompanhar a agilidade da máquina
pois é impossível. Mas é bom se organizar para dar conta da correspondência
eletrônica sem atropelos. Deixar de responder a um e-mail corresponde a ignorar
um telefonema.
Assim como é importante responder a um e-mail, não se deve cobrar uma
resposta. Pelo menos até 48 horas. Nada de mensagens de reforço perguntando se
"recebeu" a anterior. É uma pressão desnecessária e desagradável.
Lembre-se que as pessoas podem estar longe do computador na tarde em que você
enviou sua mensagem, podem ter ficado um dia fora do escritório, e podem
simplesmente não ter aberto o computador nas últimas 24 horas. Acontece mais
do que se imagina. Portanto, ao enviar uma mensagem, dê um tempo real de
resposta. Lembre-se que quem as digita é a pessoa e não a máquina.
Convites por e-mail: se o evento for uma
reunião informal na sua casa
ou um evento comercial como o lançamento de um livro não há problema em
mandar um e-mail. Mas com a antecedência necessária para que chegue, o
destinatário abra e possa se organizar para comparecer. Mandar na véspera,
denota falta de organização por parte de quem manda e de consideração para
com o convidado. Convites para casamentos e outros encontros formais não devem ser mandados
por e-mail.
iG-mail
- Claudia Matarazzo
Jornalista
e autora de livros
sobre comportamento na internet