Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Compromisso: Respeito é fundamental

         Ao se  falar  em compromisso normalmente  pensamos nos assumidos com os cliente, fornecedores, contas a pagar, viagens, reuniões etc. Dificilmente consideramos como compromisso os assumidos com as pessoas mais próximas tais como: funcionários, família, amigos etc.

        Quantas vezes aquele cineminha ou um jantar com a esposa, coisa combinada a tempos, ficou para a semana seguinte?

        Isso acontece porque sempre achamos que as pessoas próximas entendem mais  fácil nossas prioridades ou problemas.

        Certa vez um cidadão que devia para 3 pessoas; sua mãe, um amigo e um inimigo foi questionado se quando tivesse dinheiro para saldar a divida com uma delas  qual seria a sua prioridade.

        Rapidamente ele respondeu:

        -É lógico que em primeiro lugar eu vou pagar o inimigo, depois o amigo e você sabe né: “mãe é mãe perdoa tudo”.

        É assim, que vamos perdendo credibilidade.E na nossa empresa pode acontecer a mesma coisa.

        O cumprimento de compromissos  no contexto empresarial envolve desde os diretores até os colaboradores mais simples. Uma das razões do sucesso de qualquer empresa está no relacionamento que existe entre gerente-funcionário. Cada gerente (chefe, supervisor, líder etc) além de ter como objetivo o bom andamento e o crescimento da empresa também deve se ocupar do treinamento técnico, desenvolvimento e satisfação dos seus funcionários.

        Portanto a palavra gerente, deve significar confiança. Esta seriedade no trato com os funcionários é sobretudo importante quando estamos lidando com assuntos pessoais que afetam diretamente suas aspirações e expectativas.

        Quando se leva um funcionário a acreditar que receberá promoção,  terá melhores oportunidades, ganhará comissão por determinados serviços prestados etc, estaremos criando nesta pessoa expectativas tão altas que provavelmente farão com que ela faça planos e preparativos muitas vezes envolvendo a família e até gastos extras, afinal contar com “o ovo na barriga da galinha” é uma maneira de demonstrar  que acredita na empresa.

        Se um gerente combinar algo com sua equipe, este compromisso não deve ser quebrado sem que haja antes uma conversa esclarecedora sobre os motivos do não cumprimento do mesmo e isso só deve acontecer em circunstâncias muito especiais.

        Para se prometer qualquer coisa é imprescindível estar certo de  que o funcionário é merecedor do benefício e se por acaso o mesmo não cumprir as expectativas, é importante mostrar a ele que o problema está nele e não na empresa.

        Promessas não fundamentadas, ou não cumpridas, normalmente causam decepções e mal entendidos podendo abalar a autoridade e a credibilidade dos superiores.

        A confiança na palavra do gerente é essencial para o sucesso da organização e para um bom relacionamento com os colaboradores.

        Honrar os compromissos significa ter  funcionários satisfeitos, motivados, eficientes e que sentem orgulho de vestir a camisa da empresa.

 

Super Visão

E-mail: sp_visao@bestway.com.br

 

Na próxima semana fique atento que o assunto é:

Fale, Ouça e Aja






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior