Ao se falar em
compromisso normalmente pensamos
nos assumidos com os cliente, fornecedores, contas a pagar, viagens, reuniões
etc. Dificilmente consideramos como compromisso os assumidos com as pessoas mais
próximas tais como: funcionários, família, amigos etc.
Quantas vezes aquele cineminha ou um jantar com a esposa, coisa combinada a
tempos, ficou para a semana seguinte?
Isso acontece porque sempre achamos que as pessoas próximas entendem mais
fácil nossas prioridades ou problemas.
Certa vez um cidadão que devia para 3 pessoas; sua mãe, um amigo e um inimigo
foi questionado se quando tivesse dinheiro para saldar a divida com uma delas qual seria a sua prioridade.
Rapidamente ele respondeu:
-É lógico que em primeiro lugar eu vou pagar o inimigo, depois o amigo e você
sabe né: “mãe é mãe perdoa tudo”.
É assim, que vamos perdendo credibilidade.E na nossa empresa pode acontecer a
mesma coisa.
O cumprimento de compromissos no
contexto empresarial envolve desde os diretores até os colaboradores mais
simples. Uma das razões do sucesso de qualquer empresa está no relacionamento
que existe entre gerente-funcionário. Cada gerente (chefe, supervisor, líder
etc) além de ter como objetivo o bom andamento e o crescimento da empresa também
deve se ocupar do treinamento técnico, desenvolvimento e satisfação dos seus
funcionários.
Portanto a palavra gerente, deve significar confiança. Esta seriedade no trato
com os funcionários é sobretudo importante quando estamos lidando com assuntos
pessoais que afetam diretamente suas aspirações e expectativas.
Quando se leva um funcionário a acreditar que receberá promoção,
terá melhores oportunidades, ganhará comissão por determinados serviços
prestados etc, estaremos criando nesta pessoa expectativas tão altas que
provavelmente farão com que ela faça planos e preparativos muitas vezes
envolvendo a família e até gastos extras, afinal contar com “o ovo na
barriga da galinha” é uma maneira de demonstrar
que acredita na empresa.
Se um gerente combinar algo com sua equipe, este compromisso não deve ser
quebrado sem que haja antes uma conversa esclarecedora sobre os motivos do não
cumprimento do mesmo e isso só deve acontecer em circunstâncias muito
especiais.
Para se prometer qualquer coisa é imprescindível estar certo de
que o funcionário é merecedor do benefício e se por acaso o mesmo não
cumprir as expectativas, é importante mostrar a ele que o problema está nele e
não na empresa.
Promessas não fundamentadas, ou não cumpridas, normalmente causam decepções
e mal entendidos podendo abalar a autoridade e a credibilidade dos superiores.
A confiança na palavra do gerente é essencial para o sucesso da organização
e para um bom relacionamento com os colaboradores.
Honrar os compromissos significa ter funcionários
satisfeitos, motivados, eficientes e que sentem orgulho de vestir a camisa da
empresa.
Super
Visão
E-mail:
sp_visao@bestway.com.br
Na próxima
semana fique atento que o assunto é:
Fale, Ouça
e Aja