A imagem é algo que nos custa muito para construir,
mas que pode ser destruída da noite para o dia.
Alguém disse : “uma imagem é tão fraca como a
brisa e tão forte como o desejo de um homem”.
Uma
imagem se constrói através de muito trabalho, inovação criativa,
honestidade, qualidade, pontualidade, etc.
Precisamos
cuidar de nossas atitudes, palavras e ações pois elas cuidarão da imagem de
nossa empresa.
É
importante estar preocupado em evitar:
§
opinião publica hostil, tanto no
mercado como no publico em geral. Se sua empresa tem 10 reclamações mensais,
equivale dizer que 90 clientes estão insatisfeitos e que 1170 pessoas ficaram
sabendo dos motivos da insatisfação.
Você pode estar questionando ou até interessado em
saber como se chegou a estes números aparentemente absurdos. É que a cada 9
clientes insatisfeitos apenas 1 reclama com a empresa, mas todos vão passar os
motivos da insatisfação para 13 pessoas, enquanto que 1 cliente
satisfeito fala da sua satisfação apenas para 2 ou 3 pessoas.
É
importante que nossos atos, palavras e atitudes venham sempre endossar, validar,
enfatizar ou autenticar a imagem da nossa empresa.
Devemos
omitir de nossa conversa ou ações qualquer coisa que pareça intimidar um
cliente, depreciar um concorrente ou vender uma idéia de grandeza (criar
expectativas que não se pode cumprir).
Lembre-se
de agradecer ao cliente que fez a reclamação e retornar a ele quando o
problema gerador da insatisfação estiver solucionado.
Fique
atento as reclamações, pois nelas contem dicas extremamente importantes para o
crescimento da sua organização e conseqüentemente uma excelente imagem.
Super
Visão
E-mail:
sp_visao@bestway.com.br
Na próxima
semana fique atento que o assunto é:
Compromisso:
Respeito é fundamental.